fbpx

Associações em Ação: Sessões e aulas online fazem sucesso no RJ

As tradicionais sessões de Radiologia realizadas pela SRad-RJ e pelos professores de universidades como a UFRJ precisaram se adaptar ao período da pandemia da COVID-19 e passaram a ser oferecidas no formato online.

A Sociedade de Radiologia do Rio de Janeiro apoiou todas as atividades e passou a disponibilizar o acesso a reuniões virtuais, oferecendo a estrutura do aplicativo Zoom para quem quer assistir e participar ao vivo, além de disponibilizar em seu canal no YouTube todo o conteúdo que tem sido produzido nos últimos dois meses.

Essa mudança de formato permitiu que radiologistas que antes não conseguiam comparecer por questões de horário, trabalho, trânsito ou mesmo os que estão morando em outras cidades ou países pudessem participar das reuniões. Como afirma o presidente da SRad-RJ, Dr. Bernardo Tessarollo: “inicialmente a ideia era ajudar os residentes e pós-graduandos cujos cursos foram ‘atropelados’ pela pandemia, mas logo se percebeu que estávamos proporcionando também uma ótima oportunidade de reciclagem para os médicos radiologistas já formados. Várias sessões têm mais de 300 participantes ao vivo e os vídeos ultrapassam mil visualizações”. O acesso de mais pessoas ainda enriqueceu as discussões, agora com casos e opiniões de vários locais do mundo.

Atualmente, estão acontecendo as reuniões dos grupos de estudos em Neurorradiologia, coordenado pelo Prof. Roberto Queiroz dos Santos, e Imagem Musculoesquelética, coordenado pela Prof. Silvana Mendonça. As sessões e as aulas de Radiologia Torácica do Prof. Edson Marchiori, as sessões de Medicina Interna do Prof. Antonio Eiras, e as aulas de Neurorradiologia do Prof. Fabio Noro também têm sido feitas online e disponibilizadas no canal do YouTube da SRad-RJ.

Além da tradicional sessão de Tórax que o Prof. Edson Marchiori promovia há décadas na UFRJ, que agora está no formato online toda quarta-feira, às 07:30h, com discussão de casos interessantes, ele também está ministrando aulas de padrões básicos em radiologia torácica para acudir os residentes afetados pela pandemia, sempre às sextas-feiras, às 07:30h.

Para acompanhar todas as aulas e sessões, é possível obter os links de acesso no site da Sociedade (www.srad-rj.org.br). Há planos para a estreia de novas atividades e a grade de horários confirmados do mês de Junho pode ser conferida abaixo:

Sessão de Tórax: toda quarta-feira, às 07:30h

Sessão de Medicina Interna: toda quarta-feira, às 10h

Radiologia Torácica – Padrões Básicos: toda sexta-feira, às 07:30h

As reuniões e aulas já realizadas estão disponíveis no YouTube (www.youtube.com/c/sociedaderadiologiarj).

Avatar

Escrito por

Gabriela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguês do Brasil
en_USEnglish es_ESEspañol pt_BRPortuguês do Brasil
Menu