Candidatos de todo Brasil participam da Prova de Título de Especialista – Categoria Especial

O CBR realizou, no dia 3 de agosto, a Prova de Título de Especialista – Categoria Especial, abrangendo as áreas de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Radiologia Intervencionista e Angiorradiologia e Ultrassonografia Geral. O exame reuniu 283 candidatos de todo o Brasil e foi realizado na cidade de São Paulo (SP).

O título de especialista é fundamental para a carreira do médico radiologista, tanto no atendimento à população quanto nas atividades de ensino e pesquisa. A prova especial é realizada somente para pessoas que já contam com um tempo de formação e é um exame recomendado pela Associação Médica Brasileira (AMB) para ser realizado a cada cinco anos por todas as suas sociedades filiadas.

Os critérios que o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) e a AMB adotaram foram de 15 anos de formação médica para fazer a prova e 10 anos de experiência comprovada na área para as provas de Radiologia e Diagnóstico por Imagem e Ultrassonografia. Já para a área de Radiologia Intervencionista e Angiorradiologia as exigências foram formação até 2008 e seis anos de atuação.

“É uma prova extensa, contemplando etapas teórica, teórico-prática e prática-oral e análise curricular e entrevista, e tem que ter sucesso no mínimo em 60% cada. É importante frisar que não é uma prova para simplesmente entregar o Título de Especialista. Trata-se de um exame rigoroso, que seleciona candidatos que têm suficiência de conhecimento para obter o título”, reforça Dr. Túlio Macedo, coordenador da Comissão de Titulação e Admissão do CBR.

Para o candidato Dr. João Paulo Giacomini Bernardes, que veio de Brasília para realizar a prova de Radiologia Intervencionista, contou que teve um longo preparo, com muito estudo e que isso se refletiu no momento da avaliação. “As questões conseguiram abordar as diversas áreas da Radiologia Intervencionista, tanto no que diz respeito à parte percutânea não vascular como à parte vascular e de Neurorradiologia, com questões bem pertinentes”, conta.

Sobre a prova prática, o Dr. João Paulo disse que avaliou um caso de carcinoma hepatocelular, passando desde os critérios de diagnóstico até as possibilidades de tratamento, conhecimento das técnicas e materiais utilizados. “Quem se preparou e está inserido no mercado trabalhando com esse assunto não teria grandes dificuldades”, finaliza.

Já o Dr. Fabiano Acacio Bertol Carloto veio de Campo Grande (MS) para fazer a prova de Radiologia e Diagnóstico por Imagem destacou a agilidade no processo de avaliação. “A avaliação foi bem tranquila, não foi muito extensa e nem cansativa. A prova prática também foi bem objetiva e a recepção dos avaliadores foi bem acolhedora, me senti muito à vontade”, declarou.

Da mesma forma, o Dr. Rodrigo Rozelum, do Rio de Janeiro, destacou o equilíbrio entre a expectativa e a realidade. “Pelo estudo que eu tive a prova supriu todas as minhas expectativas, adequada, além de muito bem organizada”, disse.

Os gabaritos da Prova de Título – Categoria Especial estarão disponíveis no site do CBR a partir das 12h do dia 26 de agosto. O período de recursos desse mesmo dia até às 12h do dia 27 de agosto pelo acesso do candidato.

Já em outubro ocorrerá mais uma edição da Prova de Título de Especialista – Regular, que acontecerá em Fortaleza, no dia 9 de outubro, abrangendo as áreas de Radiologia e Diagnóstico por Imagem e Ultrassonografia Geral.

As inscrições estão abertas até o dia 30 de agosto. Confira as normativas e inscreva-se! https://cbr.org.br/prova-de-titulo-de-especialista-rddi-cbr-outubro-de-2019/

 

Avatar

Escrito por

Gabriela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *