fbpx

Carta Aberta à População

O Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), conforme seus princípios éticos e estatutários assim como do compromisso e responsabilidade no melhor atendimento à população, vem a público informar que recebeu denúncia da realização de exames de ultrassonografia por profissionais não médicos, portanto não qualificados e/ou habilitados.

 

– Em relação a esses fatos, o CBR reafirma a sua posição no sentido de que:

  • A execução, interpretação e emissão do laudo do paciente são da exclusiva competência do médico;
  • O CBR recomenda ainda que o exame de ultrassonografia deve ser realizado por médico qualificado, que é o profissional treinado para a prática desse ato.

 

Face ao exposto acima, o CBR comunica que, por intermédio de sua Diretoria, tem adotado as medidas cabíveis com a finalidade de preservar o ato médico visando, assim, sempre o melhor atendimento à população e a maior segurança do paciente, além de defender a relevância do médico devidamente qualificado, com registro no Conselho Regional de Medicina.

Por fim, destaca que está disponível no seu site um canal aberto para denúncias, preservando o anonimato, e para a comunicação direta com seus médicos associados.

 

 

Tag: , , , ,
Avatar

Escrito por

Simone Máximo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguês do Brasil
en_USEnglish es_ESEspañol pt_BRPortuguês do Brasil
Menu