2024-01-17 15:44:14 - 24

CBR alcança todos os objetivos em 2023

O Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) encerra o ano de 2023 com todos os objetivos alcançados. Durante o ano, avançamos nas áreas científica, formação, defesa profissional, aproximação com sociedades radiológicas nacionais e internacionais, e em todas as frentes em que atuamos. Esse foi o primeiro ano do biênio em que a Dra. Cibele Carvalho - Presidente do CBR estará à frente do CBR. 

No mês de fevereiro, tivemos a cerimônia de posse da nova diretoria do CBR (biênio 2023-2024). A Mesa de Cerimônia foi composta por: Dr. Aldemir Soares, representando o Conselho Federal de Medicina (CFM), Dra. Maria Rita de Souza Mesquita, representando a Associação Médica Brasileira (AMB), Dr. Alair Sarmet Santos, presidente do Conselho Consultivo do CBR (biênio 2021-2022), Dr. Valdair Muglia, presidente do CBR (biênio 2021-2022) e pela presidente eleita, Dra. Cibele Carvalho.

Crédito: CBR

Formação (titulação, ensino e Ligas acadêmicas & Graduação)

A primeira atividade deste ano foi a Avaliação Anual de Residentes e Aperfeiçoandos, que aconteceu no dia 29 de janeiro e contou com a participação de 1.100 candidatos. A Avaliação Anual de Residentes é realizada há mais de 20 anos, sempre em constante aperfeiçoamento e sintonia no sistema de ensino. Já a primeira etapa da Prova de Título de Especialista e Certificado de Área de Atuação aconteceu no dia 21 de maio, em seis cidades do Brasil: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE) e São Paulo (SP), e contou com 871 candidatos. A segunda etapa da prova também foi bem-sucedida, ao todo 502 pessoas fizeram a prova nos dias 8 e 9 de julho, no Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas (InRad), em São Paulo (SP). 

No segundo semestre, um dia antes do 52º Congresso Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR 23), aconteceu a segunda edição da Prova de Título de Especialista 2023. Esta edição teve a inscrição de 693 candidatos e aconteceu no Windsor Oceânico, na Barra da Tijuca (RJ). 

Em 2023, foram emitidos 498 Títulos de Especialista e 115 Certificados de Área de Atuação emitidos pelo CBR/AMB.

Tivemos 1954 residentes cadastrados na plataforma CEAR, 95 Programas de Aperfeiçoamento em RDI cadastrados, 156 Programas MEC em RDI cadastrados, 108 programas Fellow cadastrados, 28 programas de Aperfeiçoamento em US cadastrados, oito vistorias presenciais, Revisão dos Requisitos Mínimos e Normas para Credenciamento e Classificação dos Serviços credenciados.

Além de todos os números citados, o Colégio manteve o apoio científico e incentivo às Ligas Acadêmicas de Radiologia e subespecialidades. Neste ano foram 120 Ligas cadastradas.

Crédito: CBR
Crédito: CBR

Qualidade

O Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem do CBR (Padi) protagonizou diversas atividades ao longo do ano. Neste ano, o Padi ofertou diversos webinars, cursos e simpósios. No primeiro semestre, em março, tivemos o curso de Gerenciamento de riscos em diagnóstico por imagem. Na sequência, no mês de abril o Padi apresentou um painel durante a JPR23, que contou com 120 participantes. Já no segundo semestre, tivemos o I Simpósio Baiano de Qualidade e Gestão de Clínicas do CBR e foi um sucesso, com a participação de mais de 80 pessoas. 

O Padi também organizou o I Congresso de Acreditação e Qualidade em Medicina Diagnóstica. O evento aconteceu durante a Medical Fair, em São Paulo. O congresso foi o primeiro evento sobre Acreditação e Qualidade, específico para o setor, com a presença de mais de 150 congressistas. O Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem do CBR ainda participou do 39º Congresso ISQua e foi o programa de acreditação que mais submeteu trabalhos, cinco no total. Durante o CBR 23, o Padi realizou o ll Simpósio de Qualidade e Gestão de Clínicas. O Simpósio foi um sucesso absoluto com uma excelente grade científica no decorrer dos três dias de evento. A última atividade do Padi será o curso de auditor interno, que acontecerá nos dias 12,13 e 14 de dezembro. 

Crédito: CBR
Crédito: CBR
Crédito: CBR

Relações Internacionais

O CBR esteve em dez eventos internacionais com objetivo de representar a Radiologia Brasileira. O primeiro deles foi o Congresso Europeu de Radiologia de 1º a 5 de março, em Viena/Áustria. Depois o CBR esteve no 82nd Annual Meeting of Japan Radiological Society, que aconteceu de 13 a 16 de abril, em Yokohama, no Japão. Também estivemos presentes na reunião anual da ESGAR, em Valência, na Espanha. O evento aconteceu no mês de junho, entre os dias 13 e 16. No mesmo mês, o CBR participou do VI Curso de Atualização / Curso Integral de Imagens Oncológicas da CIR, que ocorreu entre 29 de junho e 1º de julho, em Cancún, no México. Já no mês de agosto, estivemos no Congresso FLAUS, no dia 25 e 26 de agosto, no Panamá.

Em setembro, participamos de dois grandes eventos simultaneamente, a Reunião Anual ESUR em Roma, na Itália, entre os dias 21 e 24 e o Congresso Argentino de Diagnóstico por Imagem, de 21 a 23, em Buenos Aires, na Argentina. Além dos eventos citados, no dia 23 de setembro o CBR organizou o World Forum Trends In Ultrasound 2023. O evento ocorreu de forma 100% online e contemplou o que há de mais recente na discussão sobre Ultrassonografia no Brasil e no mundo. Dividido em três blocos, o evento contou com dez convidados internacionais, quatro sociedades nacionais ligadas à ultrassonografia além dos principais nomes da USG mundial.

De 10 a 14 de outubro, estivemos no curso FMRI Imagem Seccional 2023, que aconteceu em Guadalajara, no México. E a última participação do CBR em eventos internacionais em 2023, foi o RSNA 2023, de 26 a 30 de novembro, em Chicago, nos Estados Unidos. No principal evento de radiologia do mundo, o CBR esteve presente com um estande no International Village, e participou de diversas reuniões com sociedades internacionais.

Além dos eventos, neste ano o CBR também contou com a presença de 36 convidados internacionais no CBR23, fazendo valer as parcerias do CBR com diversas Sociedades Internacionais, cultivadas pela diretoria do Colégio ao longo dos anos. Pela primeira vez no Brasil, o CBR realizou a primeira prova EDiR, dando a oportunidade para seus membros de obter uma certificação adicional que permite que atuem em diversos países europeus.

Confira algumas imagens dos eventos em que o CBR esteve presente:

Crédito: CBR
Crédito: CBR
Crédito: CBR
Crédito: CBR
Crédito: CBR

ABCDI

Crédito: CBR

A Associação Brasileira das Clínicas de Diagnóstico por Imagem (ABCDI) também realizou diversas atividades e atuou em causas importantes para as Clínicas de Diagnóstico por Imagem. Durante o ano de 2023, a associação do CBR ofertou o curso de Gestão de Clínicas, que teve seis módulos. Assim como o Padi, a ABCDI apresentou um painel durante a JPR 23.  Este ano, a ABCDI expandiu suas parcerias, adicionando cinco novas empresas para a galeria de benefícios dos associados. A fim de se aproximar de seus associados, a ABCDI abriu um canal de comunicação pelo Whatsapp.

Crédito: CBR
Crédito: CBR

Em novembro, a ABCDI laçou a nova temporada do Estúdio ABCDI. Sua primeira edição contou com a presença do Dr. Valério Ribeiro, Assessor Jurídico do CBR, e do Dr. Marcelo Lauar, Diretor da ABCDI, falando sobre “Os Aspectos Jurídicos no Segmento do Diagnóstico por Imagem”. A gravação desta edição e da temporada de 2021, estão disponíveis gratuitamente para os sócios.

Defesa Profissional

Durante o ano de 2023, conseguimos diversos avanços no âmbito de defesa profissional. No primeiro semestre conseguimos uma vitória na justiça em ação movida contra o Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER). Ainda neste ano, estamos na luta com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) para a incorporação da Tomossíntese no Rol da ANS. A pauta já passou pela audiência pública da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), e agora Comitê Permanente de Regulação da Atenção à Saúde (COSAÚDE) se reunir com apresentação do relatório consolidado da participação social, estudos técnicos e formulação das recomendações finais, elaboração de nota técnica para deliberação da DICOL (Diretoria Colegiada da ANS). 

Fora essas causas já citadas, o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), a Associação Médica Brasileira (AMB) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) obtiveram êxito e juntos conseguiram o arquivamento do PL 2987/19 (projeto que reconhece a ultrassonografia como especialidade médica). Porém, antes do arquivamento do projeto de lei, o CBR ainda se posicionou sobre informações falsas referente à atividade privativa em Ultrassonografia. 

Em 2023, o CBR ainda ofertou o Webinar Defesa Profissional e teve o tema “Redução de Custos e Glosas com Uso de Webservice para Elegibilidade e Autorização de Exames”, que aconteceu no dia 5 de setembro.  

A página de defesa profissional no site do Colégio está de cara nova. A página conta com uma nova identidade visual e com novas informações referente às ações da Comissão de Defesa Profissional. No site é possível acessar a agenda, regulamentos e leis, pareceres, informações sobre a Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM), biblioteca jurídica e notícias sobre Defesa Profissional. Ao todo, foram quatro pareceres publicados, três Reuniões na Câmara Técnica da CBHPM com todas as solicitações atendidas, pesquisa de Adoção do Padrão TISS e diversas reuniões com a ANS resultando inclusive, na inclusão dos procedimentos de Laudos e Revisões e Pesquisa de Endometriose, como cobertura obrigatória.

Diretoria Cultural

Crédito: CBR

Durante este ano, a Diretoria Cultural do CBR lançou diversos projetos, entre eles estão o Podcast CBR, com periodicidade quinzenal, sobre temas diversos; Clubes Culturais, que são publicações nas nossas redes sociais sobre dicas de viagens, literatura, arte          e cinema; o “Webinar Além da Radiologia”; selo de responsabilidade social, desenvolvimento de campanhas sociais. Além disso, durante o CBR 23 tivemos a “Arena Cultura e Humanidade”, que foi um sucesso.

Relacionamento com o associado

Nesta área, o CBR também conseguiu manter a qualidade, garantindo todos os benefícios e direitos do associado. A campanha de anuidade seguiu garantindo diversos benefícios aos associados, como:

  • Clube de benefícios
  • Congresso Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem,
  • Acesso gratuito as publicações do Colégio: Boletim CBR, RB e BradCases, além dos serviços de Qualidade e gestão, e representação aos associados pessoas jurídicas, por meio da ABCDI.
  • Atuamos diretamente em projetos voltados à educação, com cursos e eventos de pesquisa e educação continuada. O Colégio preza pela transparência e por este motivo disponibilizamos o canal de ética, comunicando de forma segura e sigilosa, tratada de forma anônima, confidencial e imparcial.

Nossa área de relacionamento com o associado ainda oferece a valorização profissional, por meio de diálogos, diretrizes e consultas. Assim que conseguimos arquivamento do Projeto de Lei nº2987/2010 - que reconhece a ultrassonografia como especialidade médica.

Educação

Na parte educacional, fechamos o ano de forma brilhante. No primeiro semestre tivemos o Atualiza 23 - Circuito Nacional da Radiologia, que aconteceu nos dias 31 de abril e 1ª de maio. O evento foi realizado no formato 100% online e com objetivo de promover a atualização dos profissionais do segmento de forma teórica e prática.

Depois o Colégio em parceria Escola Europeia de Radiologia (ESOR) sediou, no Brasil, o curso CBR ESOR Asklepios Chest 2023. As aulas aconteceram nos dias 24 e 26 de agosto, em Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA), respectivamente.

Crédito: CBR
Crédito: CBR

Já no mês de outubro, aconteceu o 52º Congresso Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem. O principal evento do Colégio foi um sucesso. O CBR23 aconteceu na Barra da Tijuca (RJ) de 12 a 14 de outubro. Tivemos 1300 atividades científicas entre cursos de atualização, hot topics e boards multidisciplinares, entre outros. Além da participação de 3500 congressistas e mais de 1200 residentes e estudantes de medicina.

Crédito: CBR
Crédito: CBR
Crédito: CBR

Fora esses grandes eventos, a parte educacional do CBR contou com várias atividades. Durante o ano todo tivemos diversos webinars e SIGs. Os webinars são seminários online e ao vivo, sempre abordando um tema específico da radiologia, muitas vezes com abordagem multidisciplinar e participação de sociedades médicas parceiras do Brasil e do exterior. Já os SIGs são encontros mensais para discussão de casos clínicos entre instituições e público de radiologistas e residentes em diferentes especialidades radiológicas.