fbpx

CBR e SBACV publicam Consenso sobre Duplex Scan (Ultrassom Doppler Colorido) para Avaliação da Doença Venosa Crônica dos Membros Inferiores

O Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) e a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e sua Regional São Paulo publicaram recentemente este importante documento, cujo objetivo é elucidar, passo a passo, a realização de um duplex scan colorido venoso, salientando detalhes anatômicos, técnicos e tentando contribuir para a formação do especialista, ajudando na realização e na padronização do exame.

“Este é o primeiro, assim esperamos, de vários outros livros abordando ultrassom Doppler vascular, fruto da parceria entre SBACV-SP e CBR. Temos absoluta certeza de que esta obra contribuirá e muito para a educação continuada de nossos colegas e residentes de ambas as especialidades”, afirmam os doutores e presidentes da SBACV – Regional São Paulo, Marcelo Calil Burihan (2018-2019) Marcelo Fernando Matielo (2016-2017).

O Dr. Alair Sarmet Santos, presidente do CBR, reforça que há uma demanda crescente por conhecer quais são os critérios mais apropriados não só para a indicação de solicitação de exames como, também, as melhores técnicas para realização deles. “Buscamos a padronização do modo como devem ser descritos os achados identificados ao exame e uma linguagem em comum, que facilite a compreensão entre os médicos solicitantes e os executores destes exames. Com este Consenso, nossas Sociedades de Especialidades envolvidas se propõem a demonstrar que a união das competências e expertises, pode trazer importantes subsídios para melhor atendimento aos pacientes com doença venosa crônica dos membros inferiores”, acrescenta.

O documento está disponível gratuitamente em formato PDF no site do CBR. Clique aqui e leia na íntegra.

Escrito por

Milena

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguês do Brasil