2023-06-01 15:53:40 - 24

CBR lança o Radlex, ferramenta inovadora para a Comunidade Radiológica

O Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) lança no Brasil, nesta quinta-feira (1º), o Radlex. A ferramenta é um léxico que reúne mais de 47 mil termos para radiologistas, destinado a preencher uma lacuna gerada pela crescente digitalização de imagens, relatórios de imagem e registros médicos. Desenvolvido pela Radiological Society of North America (RSNA), sua principal função é padronizar a terminologia radiológica, e facilitar a comunicação e a mineração de dados para aprimorar a tomada de decisão.

Segundo o Dr. Otto Wolf Maciel, médico radiologista, membro da Comissão de Laudos do CBR, que participou do desenvolvimento da ferramenta junto a equipe de TI: “O CBR teve um papel crucial nesta conquista e colaborou ativamente na tradução integral do RadLex para o português”.

Com o Radlex, os profissionais e pesquisadores da área poderão acessar e consultar termos padronizados em seu idioma nativo. Com isso, aumenta a clareza, a comunicação e a análise de dados em radiologia, além de agilizar o processo e o entendimento de termos específicos.

Além disso, o Dr. Otto diz sobre os benefícios que a ferramenta trará: “A implementação do RadLex no Brasil, representa uma oportunidade para melhorar a consistência e precisão dos laudos radiológicos, facilitar a comunicação entre médicos, promover a qualidade dos serviços de saúde e potencializar a pesquisa em radiologia”. O doutor ainda completou: “Ao utilizar um léxico padronizado como o RadLex, garantimos que todos os termos usados nos laudos tenham o mesmo significado para todos os médicos, independentemente de sua localização ou especialidade”.

Vale ressaltar que esse foi um trabalho em conjunto que contou com a participação de toda Comissão de Laudos, associados e a equipe de TI do CBR.

O Radlex ficará aberto ao público de três a seis meses, após esse período, apenas os associados do Colégio terão acesso a nova ferramenta.

Clique aqui para conhecer a ferramenta