fbpx

CBR participa da Mesa Redonda: Desafios da Proteção Radiológica nas Aplicações Médicas durante a 71ª Reunião Anual da SBPC

O presidente do CBR, Dr. Alair Sarmet Santos, esteve em Campo Grande (MS), no dia 22 de julho, para participar da mesa-redonda “Desafios da Proteção Radiológica nas Aplicações Médicas”. A atividade foi parte da programação da 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), entre 21 e 27 de julho, tendo como tema central “Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento Social”.

Participaram presencialmente junto ao presidente do CBR: Marcos Antonio do Amaral (presidente da Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica), que fez uma introdução sobre a SBPR e IRPA no contexto do tema proposto; Lídia Vasconcelos (Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN), que abordou os aspectos científicos e regulatórios da proteção radiológica em Medicina; Alexandre Bacelar (Hospital das Clínicas de Porto Alegre), com a apresentação “A ciência da proteção radiológica em um hospital”; além da presidente da Sociedade de Radiologia do Paraná e representante do Image Gently no Brasil, Dra. Dolores Bustelo, por videoconferência, que falou sobre a importância da proteção radiológica em crianças expostas em exames na Medicina brasileira.

O Dr. Alair, em sua apresentação, reforçou a atuação do CBR e o posicionamento da instituição sobre o assunto. “Esta foi mais uma importante atividade que a Comissão de Proteção Radiológica do CBR participou. Quero deixar meus agradecimentos pelo convite e pela organização desta mesa-redonda”, ressalta Dr. Alair.

Realizada desde 1948, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia, a Reunião Anual da SBPC tem os objetivos de debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação e de difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento para toda a população.

A cada ano, a Reunião Anual da SBPC é realizada em um estado brasileiro, geralmente em universidades públicas. O evento reúne diversas pessoas – cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e população local.

A Programação Científica é composta por conferências, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e Sessões de Pôsteres (que inclui a Jornada Nacional de Iniciação Científica). Também são realizadas outras atividades, como a SBPC Jovem (exposição voltada para estudantes do ensino básico e público em geral), a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia), a SBPC Cultural (apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas artísticos e culturais), a SBPC Afro e Indígena (conferências e mesas-redondas que abordam essas temáticas).

Tag: , , , ,

Escrito por

Simone Máximo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguês do Brasil