fbpx

Comunicado Oficial da SPR sobre o COVID-19 e a realização da JPR 2020

São Paulo, 06 de março de 2020.

A Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (SPR) informa a todos os seus membros – entre os quais coordenadores, professores e congressistas da JPR, bem como a todos os seus parceiros institucionais, fornecedores, expositores, potenciais visitantes da Jornada e demais interessados no evento, que está acompanhando com bastante atenção e responsabilidade os fatos relacionados à epidemia do Coronavírus (COVID-19) no mundo.

A SPR tem acompanhado e analisado, particularmente, a delicada situação do continente europeu, região onde os desdobramentos da epidemia determinaram a mudança de data de importantes eventos de Radiologia: o Congresso Europeu de Radiologia (ECR) e o Congresso Espanhol de Radiologia. Nossa entidade se solidariza com a Sociedade Europeia de Radiologia (ESR) e a Sociedade Espanhola de Radiologia (SERAM), organizadoras dos eventos postergados e parceiras da SPR, manifestando desde já seu apoio a esses eventos em suas novas datas.

Diante de questionamentos desencadeados pelos acontecimentos descritos acima, a SPR considera oportuno ressaltar que a 50ª Jornada Paulista de Radiologia (JPR 2020) segue normalmente seu cronograma de organização, mantendo sua data de realização confirmada para os dias 30 de abril a 3 de maio de 2020, no Transamerica Expo Center, em São Paulo.

Vale destacar que, embora se tenha claro que é impossível prever com total precisão os desdobramentos de uma epidemia como a do COVID-19 num curto prazo, algumas particularidades científicas do vírus, dados já divulgados pelos órgãos responsáveis e pareceres de especialistas sobre o tema levam a SPR a crer que o cenário da epidemia no Brasil não atingirá a mesma gravidade registrada em outros locais. Pondera-se, por exemplo, que ainda teremos nos próximos 60 dias um clima quente, o que é desfavorável à disseminação desse tipo de vírus. Também se observa o fato de termos no país o predomínio de casos de pessoas contaminadas no exterior, com disseminação local ainda bastante controlada.

Sobre os impactos no tema para a JPR, existe apenas a eventualidade de algum professor estrangeiro não poder comparecer ao evento por diretriz de sua instituição – e cabe ressaltar aqui que até o momento não há nenhum caso assim. De forma preventiva, a SPR e a Sociedade de Radiologia da América do Norte – RSNA (entidade parceira da SPR na organização da JPR 2020) já estão discutindo estratégias para se preservar o alto nível do programa científico e garantir o oferecimento das aulas previstas, sem nenhum prejuízo aos participantes.

A SPR seguirá monitorando os dados da epidemia do COVID-19 no Brasil e no mundo e reafirma, desde já, seu compromisso em seguir as orientações dos órgãos oficiais, pautando suas decisões de acordo com as diretrizes estabelecidas, visando acima de tudo preservar a saúde das pessoas envolvidas com a JPR e o bem-estar da sociedade civil, como um todo. Para continuar tranquilizando todos os interessados, a SPR emitirá, oportunamente, novos informes sobre o assunto.

Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (SPR)

Avatar

Escrito por

Simone Máximo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguês do Brasil
en_USEnglish es_ESEspañol pt_BRPortuguês do Brasil
Menu