2022-07-29 12:38:43 - 16

Confira matérias do “Jornal da Band” e Rádio Bandeirantes com participação do CBR sobre falta de contraste

O atual cenário de escassez de contraste iodado no Brasil e no mundo foi tema de reportagens do “Jornal da Band” e da Rádio Bandeirantes com entrevista da diretora científica do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), Luciana Costa.

A matéria no “Jornal da Band” foi exibida na noite de terça-feira, 26 de julho, e mostrou que a falta de contraste atinge hospitais e laboratórios públicos e privados em todo o país e que chega a causar adiamentos e cancelamentos de exames.

A reportagem citou que “sem contraste iodado, usado em procedimentos como tomografias e angioplastias, fica mais difícil visualizar alterações em vasos sanguíneos e tecidos, o que impede o diagnóstico de algumas doenças”. A diretora científica do CBR explicou que “por exemplo, tumores, alguns órgãos só aparecem adequadamente quando a gente utiliza o meio de contraste iodado”. Assista a reportagem abaixo:

cbr contraste jornal da band luciana costa radiologia radiologista
Clique na imagem para ser direcionado

A reportagem da Rádio Bandeirantes, que foi ao ar nesta quarta-feira (27), traz mais explicações de Luciana Costa sobre o problema e estratégias de gerenciamento do uso do insumo: “O impacto que nós temos é a não realização de exames, daí a importância de sabermos como gerir essa escassez do insumo de forma que, a quantidade de contraste que eu tenha remanescente que eu tenha no meu serviço, eu utilize para aqueles exames de maior importância, que são de urgência e emergência, porque não há como substituir o meio de contraste iodado”, orientou a diretora científica do CBR. Ouça abaixo a reportagem:

cbr contraste jornal da band luciana costa radiologia radiologista
Clique na imagem para ser direcionado

Ações e recomendações do CBR diante da escassez de contraste

O CBR tem realizado uma série de iniciativas nos últimos meses para discutir alternativas no momento de escassez de contraste. O Colégio participou da elaboração de uma nota emitida pelo Ministério da Saúde com orientações para a racionalização do uso de contraste iodado. Em junho, foi promovido um webinar sobre o tema que contou com uma palestra com recomendações e alternativas. Luciana Costa, também deu uma entrevista à Record TV em reportagem sobre o problema.