2023-08-24 17:41:37 - 24

Confira os temas e as palestras das Arenas do CBR23

O 52º Congresso Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR23) contará com rica programação científica e a presença de diversos especialistas internacionais em várias subespecialidades. O CBR 23 acontecerá de 12 a 14 de outubro, no Windsor Oceânico, localizado na Barra da Tijuca (RJ). 

Ao todo, nosso Congresso terá quatro modernas Arenas, confira os temas, palestras e o horário de cada uma delas: 

Cultura e Humanidade

A Arena Cultura e Humanidades será um espaço aberto para troca de experiências sobre assuntos abrangentes e de interesse crescente para a comunidade radiológica, que transcendem os aspectos técnicos e científicos da especialidade e visam complementar a formação e a atuação profissional. No primeiro dia (12 de outubro), as atividades terão início às 10h e término às 16h30 (horário de Brasília). Ao longo do dia, teremos duas palestras, a primeira com tema “Mulheres líderes: desafios e caminhos”, às 12h30 e a segunda acontece às 15h30, sobre “Life-work balance: cultivando o equilíbrio emocional". 

No dia 13 de agosto, a arena ficará disponível aos congressistas desde às 10h até às 20h. No período matutino, às 10h, teremos uma palestra sobre ‘Marca pessoal: o que é e como construir a sua?’. Já na parte da tarde teremos como assunto ‘Mindfulness: a contribuição da meditação na regulação emocional’, a partir das 12h30. Após as exposições, vai acontecer a ‘apresentação trabalhos sobre Saúde e Qualidade de Vida em Radiologia’. Ainda está prevista mais uma palestra sobre ‘Hábitos sustentáveis que ajudam o planeta e a economia da sua clínica’, que irá acontecer às 15h30.

No último dia (14 de outubro), a arena ficará disponível das 10h até às 16h30, está prevista ‘Histórias e roda de samba’ às 16h30. Entretanto, a arena ficará disponível no decorrer do dia todo. 

+Leia mais: Confira os temas e as aulas dos Cursos Intensivos do CBR23

Inovação

A Arena Inovação será um espaço dedicado ao debate amplo e multidisciplinar, indo além dos tradicionais conceitos de tecnologia e inteligência artificial. Um ambiente aberto a oportunidades de investimentos, personalidades inspiradoras, empreendedorismo e cursos intensivos complementares. Durante o dia 12 de outubro, a arena inovação terá as seguintes atividades: Curso Intensivo de I.A aplicada à Radiologia: do básico ao avançado (das 8h às 12h); Radiologia 4.0: o diagnóstico por imagem em 2030 e 2050 (três sessões: 15h30, 15h50 e 16h10). 

No dia seguinte (13 de outubro), teremos na parte da manhã, três sessões da palestra ‘A inovação em diferentes indústrias e o que podemos aprender com elas’, que vão acontecer entre 12h e 13h. Às 12h15, teremos o ‘Momento Pitch’ e para encerrar o dia, teremos uma exposição sobre ‘Personalidades inovadoras’, entre 15h30 às 16h30.

Radiologistas do Futuro

Pensada para o jovem radiologista, a Arena Radiologistas do Futuro será um espaço aberto e criativo voltado aos assuntos relacionados à Radiologia na Graduação Médica, Residência em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, atuação profissional médica ao redor do mundo e outros assuntos emergentes para este público.

Durante o dia 12 de outubro, duas palestras vão acontecer na Arena, a primeira será às 14h e conta com o tema ‘Carreira Internacional’. Mais no final da tarde, às 16h15, acontecerá outra apresentação, dessa vez com o assunto ‘Aprendendo Radiologia em Tempos de TikTok e Instagram’. 

No dia seguinte (13), teremos seis atividades, são elas: ‘O Papel Transformador da Inteligência Artificial (IA) na Radiologia (8h30); ‘Mesa Redonda: Radiologista Raiz’ (10h45); ‘Casos que brilhei e Outros Nem tanto’ (11h20); ‘O que as redes Sociais Apontam para o Futuro’ (14h); ‘Board Multidisciplinar: Síndromes e Doenças Sistêmicas’ (14h40) e ‘Explorando o Metaverso e a IA para Diagnósticos Mais Precisos e Eficientes (16h15). 

Fique por dentro das redes sociais do CBR, nos siga no Instagram Facebook e LinkedIn 

Já no último dia de evento (14), teremos mais duas atividades na Arena Radiologistas do Futuro, serão as exposições dos temas ‘Mercado de Trabalho na Radiologia’ e ‘Formando o Futuro Radiologista’, que acontecerão às 8h30 e 10h45, respectivamente. 

Ultrassonográfica

A arena terá atividades durante os três dias. A primeira delas acontece no dia 12, às 10h, uma palestra sobre ‘US da Parede Abdominal’. Já às 15h30 teremos uma exposição com o tema ‘Doppler renal’. No dia seguinte, as atividades acontecerão no mesmo horário, às 10h, será apresentado sobre ‘Nódulo tireoidiano: Modo B, Doppler e inteligência artificial’ e às 15h30 sobre ‘Ultrassonografia do mapeamento da face’. No último dia de evento, teremos palestras sobre ‘Doppler hepático’ e ‘Níveis dos Linfonodos cervicais’, às 10h e 15h30, respectivamente.