2024-03-28 17:07:00 - 24

Conheça os cursos do Atualiza 24 - Circuito Nacional da Radiologia

O Atualiza 24, maior evento Hands-on online de atualização profissional em Radiologia do mundo, acontece de 5 a 7 de abril de 2024, de maneira 100% online. Está será a quarta edição do Atualiza, que visa fomentar o ensino do Diagnóstico por Imagem por meio de um formato altamente participativo, estimulando a interação entre alunos e professores. Neste ano, teremos 26 cursos de 12 subespecialidades radiológicas diferentes.

Ao todo, serão um curso de Cabeça e Pescoço, dois de Cardiovascular, três de Gastrointestinal, três de Geniturinário, três de Mama, dois de Métodos Híbridos, dois de Musculoesquelético, três de Neurorradiologia, um de Oncologia, um de Pediatria, dois de Pelve Feminina e três de Tórax.

Confira abaixo todos os temas dos cursos e horários:

Cabeça e Pescoço

Nesta subespecialidade, teremos o curso de “Ossos Temporais”, que acontece no dia de 6 de abril, das 9h às 12h15 (horário de Brasília). O curso pretende abordar temas relevantes para a prática diária do médico radiologista, englobando: anatomia normal, malformações, processos inflamatórios, otosclerose, trauma, tumores e pós-operatório.
As coordenadoras são: Dra. Eloisa M. Santiago Gebrim e Dra. Regina Lúcia Elia Gomes.

Cardiovascular

Na grade de cardiovascular, estão disponíveis os cursos de "Angiotomografia de coronárias: O que o radiologista precisa saber” e “Angiotomografia e Angioressonância em medicina interna: O que o radiologista precisa saber” As duas atividades acontecem no sábado (6 de abril), sendo que a Angiotomografia de coronárias será das 9h às 12h15 e a atividade de Angiotomografia e Angioressonância
acontecerá das 14h às 17h15. Os coordenadores dos cursos são: Dr. Gustavo Lemos Pelandré e Dr. Roberto Sasdelli Neto.

Gastrointestinal

O primeiro curso da grade é o de “Laudos estruturados em radiologia gastrointestinal”, que acontece no sábado (6 de abril), das 9h às 12h15. O curso tem a coordenação dos doutores: Adriano de Araujo Lima Liguori, Eduardo Oliveira Pacheco e Giuseppe D'Ippolito. A segunda atividade também acontece no dia 6 de abril, porém no período da tarde, das 14h às 17h15, e conta com o tema “Câncer de reto: além do estadiamento” e tem como coordenadores a Dra. Luciana Costa, Dra. Natally de Souza Maciel Rocha Horvat e o Dr. Giuseppe D'Ippolito. Já no domingo (7 de abril), teremos o curso de “LiRads”, que acontece das 9h às 12h15, com a coordenação da Dra. Daniella Braz Parente e o Dr. Giuseppe D'Ippolito.

+Leia Mais: O Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) e a Federação Médica Brasileira (FMB) unem forças

Geniturinário

O curso com tema “Imagens das neoplasias renais do básico ao avançado” acontece no sábado (6 de
abril) das 9h às 12h15. A segunda atividade acontece no mesmo dia, mas no período da tarde, das 14h às 17h15, e tem o tema “Ressonância magnética da próstata: da detecção ao pós-tratamento". O último curso da subespecialidade tem o tema “Imagem de pênis e testículo: tudo que o radiologista precisa saber” e acontece no domingo, das 9h às 12h15. Os coordenadores são: Dra. Alice Schuch, Dr. Fernando Morbeck, Dr. Mauricio Zapparoli e Dr. Ronaldo Baroni.

Mama

A grade de Mama contará com o curso de “Tomossíntese: a mamografia em evolução”, das 9h às 12h15, no sábado (6 de abril). A coordenação será da Dra. Aline Dias Silva Guerreiro Guimarães. O outro curso tem o tema “Ultrassonografia mamária na prática em imagens dinâmicas", que acontecerá no mesmo dia, no período vespertino, das 14h às 17h15 e conta com a coordenação das doutoras Beatriz Medicis Maranhão Miranda e Paula de Camargo Moraes. Por último e não menos importante, teremos o curso de “Ressonância magnética das mamas: melhorando a performance", domingo (7 de abril), das 9h às 12h15. coordenadoras: Dras. Ivie Braga de Paula e Ana Cláudia Mendes Rodrigues.

Métodos Híbridos

No Atualiza 24, teremos dois cursos de Métodos Híbridos. O primeiro deles é: “PET PSMA: O que todo radiologista e todo médico nuclear precisam saber” e acontece no dia 6 de abril (sábado), das 9h às 12h15 (horário de Brasília). No mesmo dia, na parte da tarde, das 14h às 17h15, teremos o curso de “PET Neurológico: O que todo radiologista e todo médico nuclear precisam saber”. Os coordenadores dos cursos são: Dr. Marcelo Araujo Queiroz e Dra. Sara de Melo Macedo Santana.

Musculoesquelético

Dois cursos contemplam a grade, o primeiro tem o tema "Infecções em MSK" e acontece no sábado (dia 6), das 9h às 12h15. O segundo acontece também no sábado, das 14h às 17h15, e conta com o tema: "Emergência em MSK". Os coordenadores dos cursos são: Dra. Aline Serfaty, Dr. Francisco Abaeté das Chagas Neto e Dr. Marcelo Bordalo Rodrigues.

Neurorradiologia

O curso a “Abordagem no diagnóstico diferencial das lesões expansivas cerebrais” acontece no sábado (6 de abril), das 9h às 12h15 e conta com a coordenação do Dr. Leonardo Lopes de Macedo. No mesmo dia, acontecerá o curso de “Abordagem por imagem do traumatismo craniano e raquimedular”, das 14h às 17h15, e também coordenada pelo Dr. Leonardo Lopes de Macedo. E o último curso desta grade, coordenado pelo Dr. Felipe Torres Pacheco, acontecerá no domingo (7 de abril), das
9h às 12h15, com o tema “Emergências vasculares do SNC”. Oncologia A grade de oncologia de oncologia conta com uma atividade, que será coordenada pelos doutores: Marcony Queiroz Andrade e Paula Nicole Vieira Pinto Barbosa. O tema é “Revisão e aplicação dos principais RADS em radiologia abdominal e torácica”, das 14h às 17h15, do sábado (6 de abril).

Pediatria

Coordenado pelas doutoras Dolores Del Carmen Tanus Bustelo e Tatiana Fazecas, o curso de “Radiologia e Ultrassonografia Pediátrica: Todos os métodos de Imagem” acontecerá no sábado (6 de abril), das 9h às 12h15. A atividade abordará importantes patologias do dia a dia dos exames solicitados em crianças e adolescentes, ressaltando-se os métodos de imagem indicados para a investigação e os principais achados
de imagem para o diagnóstico.

Fique por dentro das redes sociais do CBR, nos siga no Instagram Facebook e LinkedIn

Pelve Feminina

O curso de “Avaliação por imagem da Placenta” tem como coordenadores a Dra. Alice Cristina Coelho Brandão, Dra. Caroline Lorenzoni Almeida Ghezzi, Dra. Patricia Prando Cardia e o Dr. Luis Ronan Marquez
Ferreira de Souza, e acontece no sábado (6 de abril) das 9h às 12h15. Já a segunda atividade da grade, também ocorre no sábado, porém acontecerá das 14h às 17h15, com o tema “Seja um expert em O-RADS”. Entretanto, a coordenação será da Dra. Alice Cristina Coelho Brandão, Dra. Patricia Prando Cardia e do Dr. Luis Ronan Marquez Ferreira de Souza.

Tórax

No sábado (6 de abril), o Atualiza 24 ofertará dois cursos na grade de tórax: O primeiro será na parte da manhã, das 9h às 12h15, com o tema “Padrões báscos em tomografia de alta resolução: revisão baseadas em casos”, coordenado pelo Dr. Pedro Paulo Teixeira e Silva Torres. O segundo acontecerá no período da tarde, das 14h às 17h15. Coordenado pelo Dr. Gilberto Szarf, o curso conta com o tema “Como eu laudo? Dicas em imagens torácicas. No domingo (7 de abril), último dia de evento, teremos o curso “Mediastino: Anatomia, compartimentalização e diagnósticos diferenciais”, coordenado pela Dra. Luciana Volpon Soares Souza.

Inscreva-se agora mesmo para não perder essas incríveis oportunidades.