Conquista para a Radiologia: UERJ tem sua primeira Professora Titular em Radiologia

No dia 29 de maio um acontecimento importante marcou a história da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Radiologia brasileira.

Após a sua Defesa Pública de Memorial, a Dra. Alexandra Monteiro, primeira-secretária do CBR, foi nomeada Professora Titular em Radiologia da UERJ, tradicional instituição de ensino público do Rio de Janeiro e uma das maiores universidades do Brasil.

Com isso, a Dra. Alexandra Monteiro confirma seu importante papel na comunidade radiológica, sendo a primeira Professora Titular de Radiologia da UERJ.

O fato, além de ser marcante para a especialidade, demonstra o crescimento da atuação das mulheres de forma geral, sendo cada vez mais protagonistas em suas carreiras. “Muito me orgulha não só como mulher, mas, sobretudo, como representante da Radiologia Brasileira na categoria de Professor Titular em uma Instituição de Ensino Pública e de excelência como é a Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro”, afirma a Dra. Alexandra.

Sobre a Defesa Pública de Memorial, a doutora conta que “é, no mínimo, inusitada, pois é o momento em que você expõe e torna pública a sua trajetória pessoal e profissional, além de ser um momento de revisão e reflexão sobre uma história construída e de um possível legado para as próximas gerações”.

Na Faculdade de Ciências Médicas, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, é solicitado, além da Defesa Pública do Memorial, a apresentação de um Plano de Trabalho prospectivo, o que reitera e denota a importância da Titularidade como legado institucional. No caso, o Plano de Trabalho apresentando para o ensino, pesquisa e extensão teve como pilares: a formação do médico para a análise crítica de problemas, a aprendizagem colaborativa utilizando tecnologias educacionais e o desenvolvimento de atitudes, habilidades e competências para a pesquisa e o empreendedorismo.

Questionada pela equipe de reportagem do CBR sobre os principais passos que a levaram até essa conquista, a Dra. Alexandra ressalta que meta, determinação e foco constituem, em sua visão, o tripé para qualquer trajetória a despeito da profissão, do gênero ou de qualquer outro item.

“Além disso, raízes fortes, excelentes amigos e exemplos profissionais em ética, boas práticas e na qualidade técnica e científica completam esse tripé, por isso agradeço a todos que iluminaram as minhas escolhas com destaque ao meu pai, Fernando Monteiro (in memorian), brilhante radiologista no Rio de Janeiro, que me ensinou a amar e me orgulhar de ser Médica e Radiologista”, finaliza.

Foto: Dra. Alexandra juntamente com a Banca Avaliadora após a Defesa Pública de Memorial

Membros da Banca:

– Profa. Dra. Ana Emilia Figueiredo de Oliveira (UFMA)

– Prof. Dr. José Hermogenes Rocco Suassuna (UERJ)

– Prof. Dr. Edson dos Santos Marchiori (UFRJ)

– Prof. Dr. Hilton Augusto Koch (UFRJ)

– Prof. Dr. Ronaldo Damião (UERJ)

Tag: , , , ,

Escrito por

Gabriela

Deixe seu comentário