2023-06-05 18:13:48 - 24

De forma inédita, o CBR 23 traz para o Brasil a Prova do Diploma Europeu de Radiologia (EDiR)

O European Board of Radiology (EBR), em parceria com o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), irá aplicar pela primeira vez no Brasil, a Prova do Diploma Europeu de Radiologia (EDiR). O teste acontecerá durante o 52° Congresso Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR23), que ocorrerá de 12 a 14 de outubro, no Rio de Janeiro (RJ). A aplicação da prova ocorrerá exclusivamente no dia 12, primeiro dia de evento.

O que é o European Diploma in Radiology (EDiR)?

O EDiR é uma qualificação adicional de excelência que serve como uma ferramenta para a padronização e acreditação de radiologistas além das fronteiras europeias. Ele possibilita uma referência internacional para radiologia geral e é oficial, endossado pela União Europeia de Especialistas Médicos (UEMS) e pela European Society of Radiology (ESR). O EDiR visa trabalhar em conjunto com as estruturas nacionais existentes e os exames do conselho para harmonizar o nível de treinamento em Radiologia na Europa.

Benefícios de ter o EDiR

- O exame verifica objetivamente se os radiologistas possuem os conhecimentos, habilidades e competências necessários ao final de seu treinamento, em conformidade com o currículo europeu de treinamento em radiologia e diagnóstico por imagem.

- Ter o EDiR pode ajudar os radiologistas a progredir em suas carreiras.

- Facilita a migração aos médicos que optarem por uma carreira internacional, fornecendo uma qualificação endossada pela ESR como prova adicional de treinamento.

- O exame representa um passo significativo para a harmonização dos padrões radiológicos em toda a Europa.

Quem pode fazer a prova no CBR 23?

Os candidatos devem estar pelo menos no quarto ano de treinamento em radiologia no momento do exame, ser membro ativo do Colégio Brasileiro de Radiologia, e realizar a pré-inscrição através do link disponibilizado abaixo.

Importante notar que candidatos aprovados que estiverem cursando o quarto ano de treinamento no momento da prova terão que comprovar mais um ano de trabalho supervisionado para efetivamente receberem a certificação (totalizando 5 anos).

Documentos necessários para fazer o teste

Os candidatos elegíveis que realizarem a pré-inscrição pelo CBR serão notificados e terão seus nomes e dados de contato enviados para o European Board of Radiology (EBR), para então poderem efetivar sua inscrição diretamente pelo site do EBR.

Os documentos solicitados para os candidatos inscritos deverão ser entregues de forma online através dos links de inscrição ou via e-mail para: diploma@myEBR.org, de acordo com instruções disponibilizadas no momento da efetivação da inscrição. Todos os documentos deverão estar em inglês e incluem:

- Comprovante de treinamento indicando a duração do treinamento em radiologia e a data prevista de conclusão (se não for concluído) emitido pela instituição de treinamento. Caso seu treinamento seja concluído, o candidato deve enviar seu Certificado de Conclusão de Treinamento.

-  Comprovante de experiência em trabalho supervisionado como radiologista para aqueles que já tenham finalizado seu treinamento, totalizando ao menos 5 anos (incluindo o tempo de residência em radiologia e diagnóstico por imagem).

- Associação ativa no Colégio Brasileiro de Radiologia.

- Uma cópia digitalizada do passaporte.

Vale lembrar que o sócio do CBR terá 10% de desconto no pagamento do exame. O valor para o associado será de € 990 e incluirá acesso a material educacional e simulação, está prevista para o dia 31 de agosto de 2023. Ainda haverá uma taxa administrativa adicional de € 30, que será cobrada de todos os candidatos EDiR bem-sucedidos para serviços de certificação.

Para mais informações, visite o site https://www.myebr.org/edir/certification-of-excellence

Clique aqui para realizar a pré-inscrição