2022-06-15 18:53:07 - 16

Diretora científica do CBR concede entrevista à Record TV sobre falta de meios de contraste

A falta de meios de contraste iodado na Radiologia em todo o Brasil foi tema da entrevista concedida pela diretora científica do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), Luciana Costa, nesta quarta-feira, 15 de junho, ao “Jornal da Record”, com exibição em rede nacional e em telejornais da Record Minas.

Luciana Costa durante entrevista à Record TV

Luciana Costa falou da importância do uso destas substâncias, quando precisam ser indicadas, e se existem exames que podem ser substituídos para o diagnóstico de diversas doenças, sem o uso do contraste. A médica radiologista é também diretora científica adjunta da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG).

O problema da falta de meios de contraste na radiologia ocorre principalmente devido à alta demanda causada pela Covid-19, principalmente na China, somada a um lockdown no país asiático que causou a paralisação temporária da fabricação do contraste iodado em uma das principais produtoras do insumo no mundo.

A escassez de meios de contraste também foi tema, na noite desta terça-feira (14), de um webinar promovido pelo CBR com a apresentação de dados sobre o cenário atual, alternativas e estratégias de gerenciamento do uso de contraste. Confira no Workplace e na página oficial do CBR no Youtube.