fbpx

Acompanhamento da linha de cuidado da cirrose e carcinoma hepatocelular por central de monitoramento remoto

O Instituto Brasileiro do Fígado (IBRAFIG), vinculado à Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH), solicitou, em 2020, apoio ao Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) com o objetivo de aprimorar a linha de cuidado do paciente com cirrose. Com efeito, a maioria das pessoas com cirrose no Brasil tem diagnóstico de carcinoma hepatocelular em fase tardia, pela falta de rastreamento adequado por ultrassonografia, seja devido à realização do exame em intervalos fora do tempo indicado ou pela dificuldade técnica para detecção de nódulos hepáticos suspeitos em fígado cirrótico.

O projeto visa mapear a rede de serviços de radiologia que contam com profissionais com certificação conferida pelo CBR, aptos a realizar rastreamento de carcinoma hepatocelular, para que possam receber pacientes vindos de serviços públicos e privados acompanhados pelos associados da SBH.

Dentro do escopo do projeto, o CBR elaborará uma breve introdução online (15 minutos) recapitulando os principais pontos que o radiologista deve incluir em seu relatório, a partir dos achados verificados no exame.

Caso haja interesse em colaborar com o programa, sugerimos seguir as orientações acerca de sua participação, apontadas ao final do texto. O IBRAFIG irá utilizar seus dados para mapeamento da rede de rastreamento de CHC no Brasil de forma a encaminhar pacientes de acordo com a rede de atendimento pública ou privada eventualmente credenciada às clínicas participantes.

Sua participação é muito importante para mudar o cenário sombrio de diagnóstico tardio do carcinoma hepatocelular no Brasil.

Contamos com a sua participação, neste link 

Conheça o projeto

Faça seu cadastro

Written by

Milena

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

en_USEnglish