2022-06-17 17:16:59 - 16

Falta de contraste: assista entrevista da diretora científica do CBR ao “Jornal da Record”

A falta de meios de contraste na Radiologia foi tema de reportagem do “Jornal da Record” exibida na quarta-feira (15), com entrevista da diretora científica do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), Luciana Costa.

A reportagem mostrou o caso de um jovem internado há cerca de dois meses na Santa Casa de Belo Horizonte (MG) com uma crise de diabetes. De acordo com a matéria, a suspeita é de que a doença tenha causado uma hemorragia interna, mas os médicos ainda não têm certeza por não conseguirem fazer uma tomografia devido à falta de contraste na unidade de saúde.

O problema afeta cerca de 50% das clínicas e hospitais brasileiros, de acordo com dados preliminares do CBR. Entre as causas estão o aumento da demanda causado pela pandemia de Covid-19 e o lockdown realizado em Shangai, na China, onde fica uma fábrica de uma das maiores fabricantes do insumo no mundo. “A fábrica em Shangai é da empresa que não domina o nosso mercado, mas tem uma fatia grande desse mercado. Então, quem tinha contrato com esta empresa, está sem [contraste]”, declarou Luciana Costa.

A fabricação foi normalizada em 1º de junho, mas a expectativa é de que o problema continue por mais dois meses, aproximadamente. “Talvez, em meados de agosto, início de setembro, os estoques comecem a ser normalizados”, afirmou a diretora científica do CBR ao “Jornal da Record”.

Clique na imagem para assistir a matéria com entrevista de Luciana Costa ao “Jornal da Record”

Webinar do CBR apresenta estratégias para gerenciar a escassez dos meios de contraste

Na noite de terça-feira (14), o CBR promoveu um webinar no qual foram discutidas e apresentadas estratégias para gerenciar a escassez dos meios de contraste. “É um problema mundial hoje e o CBR, como representante da especialidade no país, vem trazer essa discussão tão importante neste momento”, declarou Luciana Costa.

“Não podemos abrir mão da qualidade, de procurar soluções preservando a qualidade”, destacou o presidente do CBR, Valdair Muglia. Saiba mais e confira o webinar na íntegra aqui.

en_USEnglish