2022-06-13 16:40:07 - 16

Falta de meios de contraste na radiologia é tema de webinar promovido pelo CBR

A atual escassez de meios de contraste na Radiologia diante do cenário internacional será tema de um webinar promovido pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR). O seminário online acontecerá no dia 14 de junho, terça-feira, a partir das 19h30, no Workplace e no canal oficial do CBR no Youtube.

O webinar terá palestra de Guilherme Hohgraefe Neto com o tema “Estratégias para gerenciar a escassez dos meios de contraste na Radiologia”. O palestrante é especialista Radiologia e Diagnóstico por Imagem pelo CBR e AMB, membro titular do CBR e da Comissão de Acreditação em Diagnóstico Hospitalar do Colégio.

A apresentação será seguida de debate e mesa-redonda com participação dos médicos radiologistas Valdair Muglia, presidente do CBR; Cibele Carvalho, vice-presidente do Colégio; Luciana Costa, diretora científica do CBR; Adonis Manzella, coordenadora do curso AVR do CBR; Juliana Tapajós, diretora de defesa profissional do CBR; Marco Mello, coordenador das Comissões de Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada do CBR; e Luís Ronan Souza, diretor da ABCDI.

O CBR tem manifestado preocupação com o problema. No início de maio, o Colégio ouviu empresas do setor e emitiu nota com esclarecimentos. A escassez tem sido causada por fatores como a Covid-19, que gerou: “Aumento da demanda, com o número de exames de imagem, com utilização de meio de contraste, em níveis bem acima daqueles observados no período pré-pandemia. Isto é explicado pela demanda reprimida durante a pandemia e pelos investimentos em saúde, feitos emergencialmente durante a COVID-19 (no caso, aquisição de tomógrafos)”.

Além disso, afirmou a direção do Colégio na nota, “há, no mundo, escassez do iodo, elemento químico essencial nas formulações dos meios de contraste usados em tomografia”. Outro fator citado na ocasião foi a “interrupção, provisória, do fornecimento dos meios de contraste por uma das empresas com importante fatia deste mercado”. Leia a nota completa aqui.

en_USEnglish