2024-04-12 17:15:21 - 24

Hospital Albert Einstein passa a ser acreditado pelo Padi

“Saber que estamos contribuindo para elevar os padrões de qualidade e segurança na prática do diagnóstico por imagem é extremamente gratificante”, diz o Dr. Adriano Tachibana, Gerente Médico do Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital Albert Einstein

Legenda: Representantes do Padi/CBR e do Hospital Albert Einstein na entrega do certificado de acreditação
Crédito: CBR

O Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (Padi), do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), passa a acreditar o Hospital Albert Einstein. A acreditação foi homologada em março deste ano, e ressalta a importância da garantia da qualidade e segurança no centro de diagnóstico por imagem. 

O Dr. Adriano Tachibana – Membro da Cadi (Comissão de Acreditação e Diagnóstico por Imagem) e gerente médico, subespecialidades radiológicas, qualidade, segurança e experiência do paciente do Hospital Albert Einstein, acompanhou todo o processo de adequação aos padrões Padi. Para o Dr. Adriano que presenciou o desenvolvimento do Padi, é gratificante ver a evolução e profissionalização do programa ao longo do tempo. O doutor ainda completou: “Saber que estamos contribuindo para elevar os padrões de qualidade e segurança na prática do diagnóstico por imagem é extremamente recompensador”.

Ele conta um pouco mais sobre o processo do Padi com Hospital Albert Einstein: “Durante o processo de acreditação do Einstein, tive a oportunidade de acompanhar de perto todo o empenho, seriedade e comprometimento envolvidos. Foi inspirador testemunhar a dedicação da equipe em atender e até superar os padrões exigentes estabelecidos pelo programa de acreditação. Cada etapa do processo foi marcada por um profundo foco no objetivo principal: garantir a excelência e a qualidade dos serviços de diagnóstico por imagem oferecidos”.

Fique por dentro das redes sociais do CBR, nos siga no Instagram Facebook e LinkedIn

Neste ano, o Padi completa 10 anos e o Dr. Ruy Guimarães – Coordenador da Cadi falou sobre a importância de acreditar uma instituição tão importante como o Einstein: “Em seu 10º ano de existência, o Padi não poderia ganhar um presente melhor que a acreditação do Hospital Albert Einstein, amplamente reconhecido como uma instituição de saúde de prestígio e excelência. Ter o hospital acreditado pelo Padi, confere ao centro de diagnóstico uma validação da qualidade dos seus serviços e garantia de exames precisos”.

“Acreditar uma instituição reconhecida internacionalmente por seus altos padrões de qualidade e excelência em cuidados de saúde, é ter a certeza de que o CBR trilhou o caminho certo, em desenvolver um Programa de Acreditação alto padrão de qualidade e excelência, baseados nas melhores práticas mundiais e específicos para as atividades de radiologia e diagnóstico por imagem, que de fato contribui e agrega valor ao processo”, completou Dr. Ruy.

Telerradiologia

O Padi passou a acreditar também a telerradiologia do Einstein. Para ter esse tipo de acreditação, é preciso cumprir alguns requisitos:

  • Sistemas dos serviços de telerradiologia atendam aos requisitos do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS);
  • Integração e integridade dos dados recebidos e enviados;
  • Segurança dos profissionais nos serviços de telerradiologia;
  • Infraestrutura que garanta o ambiente adequado para confecção de laudos.

A acreditação em telerradiologia do Padi conta com mais de 100 padrões gerais já existentes na Norma, bem como 20 novos critérios, desenvolvidos para atender especificamente às características do serviço. A Norma Padi também é submetida a avaliação e certificação da ISQua – The International Society for Quality in Health Care, órgão que certifica organismos de certificadores em serviços de saúde em todo o mundo.

Sobre o Hospital Albert Einstein

O Einstein é um dos hospitais referência em radiologia e diagnóstico por imagem, tendo 800 profissionais, incluindo mais de 300 radiologistas. Eles ainda possuem uma área de diagnóstico por imagem que contém tecnologia de ponta. “A cada ano, o investimento em novas tecnologias garante pioneirismo e inovação para todo o setor de diagnósticos por imagem no Brasil”, diz o Hospital Albert Einstein. Além da nova acreditação do Padi, o Einstein possui certificações de qualidade do American College of Radiology e da Joint Commission International

Por conta dessa preocupação com a Qualidade, o Einstein deu mais um passo para a melhoria contínua em seus processos de diagnóstico por imagem. A acreditação Padi garante a melhoria nos processos, e a excelência na qualidade e da segurança dos pacientes. 

+Leia mais: Pleito do CBR é atendido e planos de saúde pagarão aos Radiologistas por laudos evolutivos e de revisão

O Dr. Adriano Tachibana fala sobre a importância de o Einstein ter aderido ao Padi: “A obtenção da acreditação do Padi hoje em dia é muito mais do que um simples reconhecimento; é uma declaração do compromisso dos serviços de radiologia com a excelência, qualidade e segurança. Através da participação voluntária nesse processo de acreditação, os serviços demonstram não apenas aderência aos critérios mínimos, mas um desejo genuíno de aprimoramento constante e busca pela excelência em suas práticas”.

O doutor termina dizendo: “A acreditação do Padi se tornou um símbolo de excelência e compromisso para a radiologia e diagnóstico por imagem. Ao adotar seus princípios, estamos não apenas assegurando um serviço adequado hoje, mas também construindo um futuro mais seguro, eficiente e ético para nossa especialidade e para os nossos pacientes”.

Legenda: Representantes do Padi/CBR e do Hospital Albert Einstein na entrega do certificado de acreditação
Crédito: CBR