fbpx

Iniciativas do CBR no Brasil com enfoque na segurança dos pacientes, profissionais de saúde e população ganham destaque em abril

O Dia da Proteção Radiológica é celebrado na América Latina e Caribe no dia 15 de abril em homenagem ao Dr. Dan Jacobo Beninson, reconhecido médico e físico argentino especialista em segurança radiológica que, nesta data, em 1996, recebeu o Prêmio Sievert, máximo prêmio honorifico desta especialidade. Incentiva-se assim que anualmente sejam conduzidos fóruns de discussão para tratar dos principais problemas, demandas e desafios da proteção radiológica em cada país e na região como um todo.

Por este motivo, o Colégio destaca as iniciativas da Comissão de Proteção Radiológica (CPR), a qual foi reestabelecida em 2019 e tem trabalhado em importantes temas relacionados às aplicações da radiação ionizante nas áreas de radiologia diagnóstica, intervencionismo e proteção radiológica. Contando com uma equipe multidisciplinar, a CPR tem promovido e participado de eventos e congressos nacionais e internacionais, desenvolvido projetos científicos, estabelecido importantes parcerias com organizações internacionais e participado em campanhas como Image gently (IG) e Image Wisely (IW).  O objetivo principal da Comissão é melhorar a proteção radiológica de pacientes, profissionais de saúde e população no Brasil.

Atualmente, esforços da CPR estão concentrados em promover atividades educativas e em desenvolver ferramentas educacionais e informativas para os diferentes profissionais de saúde visando disponibilizar, em português, materiais informativos elaborados por organizações internacionais.

No plano de ação da CPR estão incluídas: a condução de pesquisas para avaliar o nível de conhecimento em proteção radiológica dos profissionais de saúde; a realização de estudos para estimar a frequência de exames de diagnóstico não justificados, especialmente em pediatria; como também conduzir avaliações da adequação com recomendações internacionais referentes à qualidade, proteção e segurança  dos serviços de diagnóstico por imagem e de intervencionismo  do País.

Adicionalmente, guias e protocolos serão desenvolvidos e disponibilizados na página WEB do CBR para os profissionais de saúde, bem como material informativo para pacientes e acompanhantes.

Na área de medicina nuclear, especial atenção será dedicada aos procedimentos com novos radiofármacos para diagnóstico e terapia, informações sobre técnicas híbridas e evolução de ferramentas de teranóstico. Serão discutidas técnicas de otimização, bem como serão promovidos treinamentos em técnicas dosimétricas.

Comissão de Proteção Radiológica

Avatar

Escrito por

Simone Máximo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguês do Brasil
en_USEnglish es_ESEspañol pt_BRPortuguês do Brasil
Menu