2022-10-07 12:00:59 - 16

Lançamento do Projeto Nacional: Níveis de Referência no Brasil

Níveis de Referência de diagnostico

A Comissão de Proteção Radiológica (CPR) do CBR lançou, durante o CBR 22, o Projeto Nacional: Níveis de Referência no Brasil, para exames de tomografia adulto e pediátrica, radiologia e mamografia. O objetivo do projeto é determinar Níveis de Referência em Diagnóstico (NRD)/ Diagnostic Reference Level (DRL), para diversas instituições médicas participantes, que deverão compor os valores a serem sugeridos pelo CBR como NRD nacionais nas diferentes modalidades a serem estudadas.

A metodologia do projeto consiste no levantamento de dados técnicos, dosimétricos e demográficos, referentes a exames realizados nas modalidades a serem estudadas, em hospitais e clínicas radiológicas distribuídas no Brasil.

Os dados serão devidamente anonimizados, estratificados por idade, gênero e indicação clínica dos exames radiológicos realizados dos centros participantes. Como resultados esperados deverão ser estabelecidas estimativas de NRD locais, regionais e nacionais que serão apresentados em relatórios analíticos e artigos científicos. Além disso, serão desenvolvidas atividades educativas aos supervisores dos centros participantes. O projeto será estendido para a América Latina com o apoio do Latin Safe.

Deixamos à disposição o link do site para que possam participar do projeto:

Faça o seu cadastro: