2022-07-15 15:20:19 - 16

Meios de contraste serão tema de palestra no CBR22

Meios de contraste serão tema de uma das diversas palestras do 51º Congresso Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR22). Um dos principais eventos da radiologia, o CBR22 será realizado de 1º a 3 de setembro, em Florianópolis (SC), com atividades científicas de 16 subespecialidades e outros temas de interesse.

A palestra com o tema Meios de Contraste no CBR22 será realizada no dia 3 de setembro, com Guilherme Hohgraefe Neto, especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem pelo CBR e AMB, membro titular do CBR e da Comissão de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (Cadi) do Colégio.

Vão ser abordados os seguintes tópicos:

- Como elaborar um questionário de triagem para eventos adversos agudos que proteja o paciente e otimize o fluxo de trabalho?

- Corticoides e anti-histamínicos na prevenção de eventos adversos. Ainda há espaço para essa conduta?

- O fim do jejum antes de exames radiológicos contrastados

- Estratégias para o atendimento, registro e seguimento dos pacientes que apresentaram eventos adversos

- Qual o papel do radiologista na prevenção de lesão renal aguda associada ao contraste iodado?

- É possível utilizar contraste a base de gadolínio em pacientes portadores de insuficiência renal?

- Utilização de meios de contraste radiológicos em pacientes gestantes e lactantes

- Utilização de meios de contraste radiológicos em pacientes pediátricos

Momento de escassez de contraste

As questões relacionadas ao contraste ganharam ainda mais relevância diante do cenário atual de escassez do insumo por todo o mundo. No dia 13 de julho, o Ministério da Saúde divulgou nota com orientações para a racionalização do uso de contraste iodado. O assunto também já foi pauta de webinar promovido pelo CBR em junho e de entrevista concedida pela diretora científica do Colégio, Luciana Costa, à Record TV.

Programação do CBR22

meios de contraste cbr22 radiologia iodado falta escassez

A programação do 51º Congresso Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem terá atividades científicas como: Hot Topics, Ponto e Contraponto, Como eu laudo?, Casos raros e desafiadores, Tumor Board, O que há de novo na literatura sobre..., Arenas, Maratona, Exposição de Trabalhos Científicos e muito mais. Tudo em um ambiente focado em promover ampla interação entre os participantes.

Serão abordadas as seguintes subespecialidades no CBR22: Abdominal Gastrointestinal, Abdominal Geniturinário, Cabeça e Pescoço, Cardiovascular, Mama, Métodos Híbridos, Musculoesquelético, Neurorradiologia, Ultrassom MSK, Ultrassom Geral, US Ginecologia, Tórax, Pelve Feminina, Pediatria, Oncologia e US Obstetrícia, além de diversos outros temas de interesse do radiologista.