Membro da Comissão de Proteção Radiológica visita Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil

A Dra. Mônica Bernardo, que integra a comissão de Proteção Radiológica do CBR, esteve, no final do mês de junho, no Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO). O objetivo foi conhecer o serviço que é reconhecido pela prática de justificação e otimização de dose de exames radiológicos oncológico público, sendo o responsável Dr. José Venâncio, diretor do setor de Radiologia.

Na oportunidade também foram esclarecidos pontos importantes sobre o projeto internacional de proteção radiológica nos países de língua portuguesa (Developing Knowledge Skills and Competences in Radiation Protection in Medicine in Portuguese speaking countries), do qual o CBR faz parte, assim como documentos legais de embasamento na proteção radiológica na Europa e em Portugal, os quais poderiam auxiliar na implantação.

“O Dr. Venâncio, juntamente com o Dr. José Afonso, que é físico médico do IPO, nos mostrou o serviço de Radiologia local e o fluxograma de trabalho, assim como os equipamentos e a preocupação sobre proteção radiológica na prática, nos trabalhos diários”, conta a Dra. Mônica.

Outro destaque desse encontro foi que o Dr. Venâncio entrou em contato com Dr. Graciano Paulo, presidente da Comissão Científica de Imagem Médica e Radioterapiada da Organização Mundial da Saúde (OMS), para levar o projeto para uma reunião na Agência Internacional de Energia Atômica, em Viena, no mês de julho, fortalecendo ainda mais os trabalhos.

“O encontro proporcionou uma importante troca de experiências, fortalecendo a campanha no Brasil e nos países de língua portuguesa sobre a proteção radiológica”, conclui Dra. Mônica.

Com o intuito de otimizar os trabalhos, a Dra. Mônica também realizou um encontro com a Dra. Laura Barlow, chefe de Imagiologia Musculosquelética do Hospital da Flórida, em Orlando, e representante da Image Wisely (campanha para aumentar a conscientização sobre a proteção contra radiação em adultos) durante o European Society of Musculoskeletal Radiology (ESSR 2019), também em Lisboa, reforçando a intenção da implantação da campanha no Brasil.

Foto: Dra. Mônica e Dr. Venâncio ao lado de médica especialista em Imagenologia Mama no setor de Ressonância

Avatar

Escrito por

Simone Máximo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguês do Brasil
en_USEnglish es_ESEspañol pt_BRPortuguês do Brasil
Menu