fbpx

Radiologia Brasileira é destaque no RSNA por meio das atividades do CBR

O CBR marcou presença no maior evento internacional de Radiologia, a 105ª edição do encontro anual da Sociedade de Radiologia da América do Norte (RSNA), que aconteceu entre os dias 30 de novembro e 6 de dezembro, em Chicago, nos Estados Unidos. Com uma programação extensa, incluindo inúmeras reuniões e encontros estratégicos com outras sociedades médicas, o Colégio reafirmou seu papel de representante da Radiologia brasileira no âmbito internacional.

O Brasil teve a sexta maior delegação no RSNA 2019. Dos radiologistas inscritos até o dia 2 de dezembro as maiores delegações eram: EUA (14.089), Canadá (1.028), Reino Unido (954), França (837), Japão (689), Brasil (664) e China (558).

Confira os principais destaques da nossa participação:

CBR e Sociedade Espanhola de Radiologia Médica (SERAM)

O encontro, realizado durante o primeiro dia de evento, foi marcado pelo alinhamento de interesses para cooperação entre as duas entidades na área de educação.

Outra atividade envolvendo as instituições foi uma palestra ministrada pelo Dr. Manoel Rocha, ex-presidente do Colégio, para a SERAM com o tema “O uso das redes sociais pelo CBR”, na qual abordou as diversas iniciativas do CBR nessa área, como o sucesso do Workplace, que atualmente conta com mais de 8 mil radiologistas compartilhando casos, dúvidas e experiências. Falou também sobre o site do CBR agora em 3 idiomas (português, espanhol e inglês), entre outras ações.

Sociedade Europeia de Imagem Oncológica (ESOI)

Uma reunião foi realizada entre os membros da diretoria, culminando em uma parceria interinstitucional.

Sociedade Japonesa de Radiologia (SJR)

Com a SJR, que já é parceira, foi realizado um encontro para discutir as ações futuras.

Instituto Britânico de Radiologia (BIR)

Dando continuidade às ações em parceria com o Instituto Britânico de Radiologia (BIR), associados do CBR terão acesso aos cursos do BIR, especialmente ao recém-lançado sobre PET-CT. O Colégio segue estreitando relações na área educacional e de proteção radiológica, num trabalho conjunto com a Comissão de Proteção Radiológica do CBR. Pelo Colégio estiveram presentes nesse encontro de alinhamento os doutores Alair Sarmet Santos, presidente, Valdair Muglia, diretor científico, Luiz Ronan Marquez Ferreira de Souza, vice-presidente Sudeste, e Jorge Elias, da Comissão de Hepatologia.

Image Gently e Eurosafe

Membros do CBR e da diretoria estiveram com o presidente do Image Gently, Dr. Donald Frush. Na ocasião, além de reforçar o apoio do Colégio à organização mundial que visa melhorar a segurança na realização de exames de imagem em pediatria, foi entregue ao Dr. Frush um exemplar da versão resumida do “Perfil do Médico Radiologista”, material lançado no início deste ano pelo CBR e disponível gratuitamente em seu site, com todos os dados da especialidade.

Também foi realizado um encontro com o Eurosafe, reafirmando o importante apoio do CBR à iniciativa e destacando ainda mais o importante papel do CBR e dessas entidades nos projetos focados em Proteção Radiológica.

Federação Argentina de Associações de Radiologia, Diagnóstico por Imagem e Terapia Radiante (FAARDIT)

Em continuidade com a parceria já estabelecida no início de 2019, um encontro com a FAARDIT durante o RSNA determinou as próximas ações a serem colocadas em prática, como atividades que agregam aos congressos anuais de ambas as sociedades, indicação de professores brasileiros para o CADI20 (Congreso Argentino de Diagnostico por Imagenes), aulas em espanhol no CBR20 e troca de materiais de divulgação.

2019 International Trends Session

O CBR, representado pelo seu presidente, Dr. Alair Sarmet Santos, e sua segunda-secretária, Dra. Maria de Fátima Aragão, participou da “2019 International Trends Session” durante o segundo dia do RSNA19. Na ocasião, o Dr. Henrique Carrete Jr., presidente do CIR e ex-presidente do CBR, realizou uma apresentação sobre o Papel da Telerradiologia.

Associação Colombiana de Radiologia (ACR)

Os Drs. Alair Sarmet Santos, presidente do CBR, o Dr. Valdair Muglia, diretor científico, e a Dra. Maria de Fátima Aragão, segunda-secretária, se reuniram com os representantes da ACR e firmaram mais um importante convênio, estendendo ainda mais a rede de parceiros internacionais do CBR.

Padi e seus resultados

O Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (Padi) teve seus resultados apresentados durante o evento que reuniu médicos e especialistas da área vindos de mais de 130 países e de centros de saúde renomados mundialmente. A apresentação foi realizada pelo Dr. Adriano Tachibana, membro da Comissão de Acreditação do CBR.

Digital Imaging and Communication in Medicine (DICOM)

O CBR participou do Comitê DICOM no RSNA19 na quinta-feira (5), sendo representado pelo presidente, Dr. Alair Sarmet Santos, e pelo diretor científico, Dr. Valdair Muglia. O Colégio é membro participante e ativo neste comitê, representando o Brasil, que conta com diversos grupos de trabalho.

Brasileiros destaques no RSNA 2019

Vários radiologistas brasileiros participaram ativamente do último RSNA por meio de moderações em sessões científicas, hands-on e mesmo com apresentações orais de trabalhos originais. Um dos destaques foi o Dr. Pedro Daltro, que realizou uma palestra para cerca de 1500 pessoas durante o evento. Foi uma apresentação com participação interativa da plateia em casos de abdômen pediátrico, com excelente repercussão.

Tag: , , , , , , , , , , , ,
Avatar

Escrito por

Simone Máximo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguês do Brasil
en_USEnglish es_ESEspañol pt_BRPortuguês do Brasil
Menu