2017-06-09 15:14:41
- 8
Sírio-Libanês é o primeiro hospital a receber certificação do Padi
O Hospital Sírio-Libanês recebeu, no dia 6 de junho, em seu Instituto de Ensino e Pesquisa na cidade de São Paulo (SP), o certificado do Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (Padi) do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR), sendo o primeiro serviço hospitalar e o terceiro estabelecimento do país a obter tal acreditação.
Estiveram presentes o responsável pelo Centro de Diagnóstico por Imagem do hospital e ex-presidente do CBR, Dr. Giovanni Guido Cerri, o diretor geral da instituição, Dr. Paulo Chapchap, o presidente do Colégio, Dr. Manoel de Souza Rocha, o coordenador do Padi, Dr. Conrado Cavalcanti, e o diretor do CBR, Dr. Rogério Caldana.
“O Hospital Sírio-Libanês é absolutamente renomado no país, tem várias certificações, mas o diferencial do Padi é que diz respeito a uma área específica e é dado por pessoas desse mesmo campo. É o reconhecimento pelos seus pares, que talvez seja o maior”, disse o Dr. Manoel de Souza Rocha na abertura do encontro. O presidente do CBR completou: “O Colégio tem um grande orgulho de o hospital ter se candidatado a receber essa certificação. Foi muito gratificante e um estímulo para que aprimorássemos o processo. O CBR fica ainda mais contente em entregar o certificado ao Sírio-Libanês como reconhecimento de que o serviço de Diagnóstico por Imagem foi acreditado pela comunidade radiológica”.
Para o Dr. Paulo Chapchap, ninguém melhor que os especialistas para ter um olhar externo e garantir que os padrões de qualidade estão sendo atendidos: “Uma avaliação por especialistas tem um grau de profundidade maior, muito mais detalhada”.
De acordo com o Dr. Giovanni Guido Cerri, foi muito importante receber o certificado do Padi: “A acreditação é um dos princípios básicos do Sírio-Libanês. O estabelecimento quer passar por avaliação e deseja que os pacientes tenham confiança de que o hospital possui operações externas, independentes e que possam demonstrar sua qualidade de operação e de segurança no atendimento”.
O ex-presidente do CBR afirmou que a Radiologia funciona como uma área de qualidade desde a criação do hospital: “Sempre houve o compromisso de investir em qualidade de atendimento, em pessoas e também em equipamentos. Para nós, colocar a Radiologia dentro do cenário da acreditação também é um passo importante. Fez muito sentido, ainda, isso acontecer diante da iniciativa do CBR, já que sempre tivemos um grande vínculo com a entidade e também com a Associação Médica Brasileira. Nós quisemos prontamente nos submeter à avaliação e ficamos muito contentes com esse reconhecimento dado ao nosso serviço”.
Por sua vez, Dr. Paulo Chapchap enalteceu o trabalho da equipe de Radiologia e de todos os colaboradores das mais diferentes profissões do hospital, que “oferecem um altíssimo nível de serviços”. Segundo ele, a certificação foi mais um passo de reconhecimento a um serviço muito bem realizado todos os dias, não somente voltado para a acreditação. “O Hospital Sírio-Libanês tem essa busca contínua pela qualidade.”
“A avaliação precisa ser exigente e a tradição do Colégio Brasileiro de Radiologia nos dá essa garantia de que não houve indulgência ou facilitação. Ao contrário, a exigência para o nível dos profissionais que compõem o Colégio nos garante que realmente estamos em um padrão que merece uma certificação de qualidade”, acrescentou o diretor geral do estabelecimento.
Segundo o Dr. Chapchap, todo processo de avaliação externa causa certa tensão: “Isso não é ruim, pois aumenta o nível de responsabilidade que as pessoas têm com seu trabalho”. Ele contou que, após a apreensão com a visita dos avaliadores, houve alívio e contentamento por parte da equipe com o reconhecimento da alta qualidade.
O diretor geral do Sírio-Libanês aproveitou para destacar a parceria das instituições na busca de criação de modelos de qualidade para a sociedade brasileira: “O hospital contribuirá sempre que puder. Isso também será fundamental para o CBR fazer avaliações de outros estabelecimentos e, assim, garantir que a referência de qualidade implante-se em diferentes serviços de Radiologia”.
Saiba mais sobre o Padi em: www.padi.org.br.