2022-06-01 09:47:08 - 16

“Um olhar mais atento”: inclusão e diversidade em foco no CBR22. Participe!

“É a partir dos temas conexão, inclusão e diversidade na Radiologia que vamos pensar no nosso futuro!”. A mensagem da Diretoria Científica dá o tom do 51º Congresso Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR22), que será realizado de 1º a 3 de setembro, em Florianópolis (SC), e está com inscrições abertas.

O tema do CBR22, “Um olhar mais atento”, reflete o foco do Colégio sobre as questões de diversidade e inclusão, em todos os seus sentidos. Lançado pelo CBR em 2019, o documento “O Perfil do Médico Especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem no Brasil” identificou que existe uma distribuição desigual dos especialistas em nosso país, com apenas 37,6% dos radiologistas do sexo feminino e 53,0% dos radiologistas concentrados na região Sudeste (Leia a publicação na íntegra aqui).

Para a diretora científica do Colégio, Luciana Costa, este resultado é reflexo “da fragmentação do sistema de saúde, das iniquidades de acesso à assistência médica e das desigualdades sociais e econômicas presentes em vários outros aspectos da nossa sociedade”.

Nos materiais de divulgação do CBR22 e durante o evento, em “Data Art”, serão apresentados dados sobre os avanços do CBR em promover a diversidade e o quanto ainda é preciso evoluir. Entre os destaques positivos, o aumento de palestrantes do sexo feminino no tradicional Congresso nos últimos dez anos. No ano passado, as mulheres foram 35,2%, ante 26,1% em 2011.

“Esta Diretoria, em todas as suas vertentes, tem trabalhado para tornar o CBR mais vibrante e moderno. Em todos os eventos, trazemos a necessidade de que, dentre os palestrantes, tenhamos a representação dos diferentes especialistas em diagnóstico por imagem: propomos diversidade dos pontos de vista de gênero, geografia e gerações, dentre outros”, destaca Luciana Costa.

Outra iniciativa de sucesso voltada a promover a inclusão e diversidade foi a sala “CBR Millennials”, que destacou o trabalho de jovens radiologistas durante o CBR21. “Acreditamos que estamos no caminho certo!”, afirma a diretora científica.

O presidente do CBR, Valdair Muglia, convida os médicos radiologistas, residentes, gestores e donos de clínicas, hospitais e demais profissionais do setor “para uma nova perspectiva, um olhar mais atento”. “Além de um Congresso de alto nível científico, ressaltamos o valor da inclusão para a nossa profissão. Com estes valores, o CBR procura fazer, do seu encontro anual, um evento representativo de todo o país, de todas as etnias e de todos os radiologistas”, destaca.

CBR22 terá maior integração e interatividade entre os participantes

Neste ano, as atividades do Congresso, que ocorrerá totalmente presencial, terão um formato focado em integração e interatividade entre os participantes. Palestrantes e Congressistas do CBR22 contarão com diversas arenas, maratona, casos do dia, sessão de trabalhos científicos, além de uma ampla e moderna área de exposição. A programação do evento abordará também as novidades mais relevantes da área com grandes especialistas nacionais e internacionais.