2023-07-21 16:53:20 - 24

Webinar CBR de junho debate Inteligência Artificial Generativa (ChatGPT e afins)

Durante as duas horas de seminário, os doutores abordaram diversos temas sobre tecnologia como: Computação evolutiva, Inteligência Artificial Generativa, ChatGPT e medicina 4.0

Legenda: Dr. Ronaldo Baroni (no canto superior esquerdo), Dr. Augusto Antunes (conto superior esquerdo) e Dr. Edson Amaro (Centralizado na parte inferior da tela)
Crédito: CBR

O Webinar CBR do mês de junho teve o seguinte tema: “Inteligência Artificial Generativa (ChatGPT e afins): perspectivas na Radiologia”. O seminário aconteceu no dia 26 de junho, às 19h30 (horário de Brasília) e teve duração de aproximadamente duas horas. 

Os coordenadores desta edição foram os doutores Ronaldo Hueb Baroni (Diretor Científico do CBR) e Augusto Antunes (membro do Colégio), e contou com a participação do Dr. Edson Amaro Jr., Neurorradiologista e responsável pela área de Big Data do Hospital Israelita Albert Einstein.

+Leia mais: O Curso CBR-ESOR chega a 10ª edição, conheça a história

Logo no começo da exposição, o Dr. Edson Amaro abordou o assunto sobre a evolução da computação. Ele mostrou desde o início o processo evolutivo e os avanços tecnológicos da computação até a chegada da Inteligência Artificial (IA), e o ChatGPT.

Na sequência, o convidado mostrou um artigo que traz comparativo entre médicos humanos e o ChatGPT. Segundo o Dr. Edson Amaro, um trecho do artigo diz que: “Os humanos (pacientes) preferem o ChatGPT em dois critérios: qualidade de resposta e empatia, do que outros humanos que são médicos”.

Legenda: Dr. Edson Amaro durante sua explicação no Webinar CBR de junho
Crédito: CBR

Após a apresentação do convidado, o Dr. Augusto Antunes trouxe como usar na prática do radiologista o que foi dito pelo Dr. Edson Amaro durante sua explicação, principalmente sobre algoritmos de IA generativa. O membro do CBR simulou consultas na plataforma do ChatGPT e disse: “A IA generativa acontece (na área da saúde) no cenário da medicina 4.0”.

O Dr. Augusto ainda abordou sobre a 4ª revolução industrial e a relação dela com a medicina: “As tecnologias que eram desenvolvidas em cada revolução industrial levaram a avanços, à capacidade de tratamento, de diagnóstico que a gente não tinha a possibilidade antes”. O doutor ainda completou: “A medicina é intimamente ligada a esses avanços tecnológicos”. 

Já na parte final do Webinar, os participantes responderam alguns questionamentos de pessoas que acompanhavam o seminário ao vivo, além de debaterem sobre a perspectiva da radiologia com a chegada da Inteligência Artificial Generativa. Para o Dr. Augusto Antunes, a chegada da nova tecnologia irá ajudar o médico radiologista, fazendo com que os doutores otimizem seu tempo e tenham um contato melhor com os pacientes e com outros médicos. 

Fique por dentro das redes sociais do CBR, nos siga no Instagram Facebook e LinkedIn

O Dr. Ronaldo Baroni também falou sobre a chegada da IA no setor da radiologia: “Quando a IA aumenta a produtividade, não quer dizer que ela só aumenta a produtividade de laudos, ela aumenta a produtividade médica. São todas as atividades médicas que você pode exercer como radiologista”.

O Dr. Edson conta que o médico radiologista deve ganhar mais funções com a chegada da IA: “Provavelmente veremos o surgimento de mais uma atividade do radiologista, nossa capacidade de ser interlocutor e tradutor de tecnologia está aumentando muito”.

Para se inscrever nos próximos webinars do CBR, clique aqui!