CBR de olho no futuro

De olho nos próximos cinco anos, o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem realizou, no dia 1º de novembro, um workshop com a participação de diversos steakholders para discutir e revisar os objetivos estratégicos da instituição.

Planejamento Estratégico é a sistematização de decisões sobre objetivos, recursos e competências organizacionais de forma a desenvolver ou coordenar sua estratégia no longo prazo. Ao produzir a estratégia, o plano disponibiliza para a instituição a missão, visão, valores, análises e diretrizes.

Como parte deste processo, foi enviado também, em uma etapa anterior ao workshop, um questionário para esses stakeholders, incluindo associados, membros da diretora, ex-presidentes e colaboradores no qual foram realizadas perguntas específicas sobre estrutura do CBR como entidade, sua cultura, seus valores, suas forças e fraquezas. Todos que responderam tiveram suas identidades preservadas.

Além disso, consciente das diversas mudanças pelas quais o mundo está passando e sempre buscando formas de se reinventar, o CBR deu mais um importante passo com esse objetivo. No mês de outubro foi contratada a empresa Nômade – Serviços de Inteligência em Comunicação e Relacionamento para prestar o serviço de planejamento e cocriação do novo posicionamento do Congresso Brasileiro de Radiologia.

A Nômade é uma empresa que trabalha com inovação por meio de uma atuação voltada para desenvolvimento organizacional e design de serviço, ajudando as empresas a serem mais relevantes para a sociedade, pessoas e mercado. As soluções são oferecidas por meio da abordagem do Design Estratégico e da Psicologia Sistêmica, aliando análise de comportamento com inteligência em projetos.

Os trabalhos começaram já durante o Congresso Brasileiro de Radiologia (CBR19), em Fortaleza, quando a equipe da Nômade esteve presente com um estande chamado “CBR do Futuro”, no qual os congressistas podiam compartilhar suas perspectivas em um painel, por meio de pequenos recados. Além disso, entrevistas com importantes stakeholders foram realizadas a fim de colher material de apoio. A ideia é que seja orientada uma atualização na marca (branding), no formato (atividades e experiência de participação) e no modelo de negócio (sustentabilidade econômica) do congresso.

“O projeto do CBR veio com a intenção de atualizar a proposta do evento, renovando a experiência oferecida ao público e valorizando esse importante evento do Colégio. Todo o processo foi orientado pelo ‘Codesign’, ou seja, escutando e cocriando com os atores que podem influenciar e ser impactados. Estamos no meio do caminho, já articulamos muitas perspectivas com médicos radiologistas, residentes, membros do CBR e marcas do mercado da Radiologia. As possibilidades são muito promissoras, todos têm um carinho muito grande pelo CBR e demonstram uma grande abertura para participar dessa renovação”, explica Daniel Muller Caminha, sócio-diretor da Nômade.

Na tarde desta quinta-feira (28) será realizado um importante workshop, no qual a equipe da Nômade apresentará propostas com base nas descobertas e em todo o trabalho realizado até esta etapa. A partir disso, será dado início à construção final das três entregas que o projeto tem previsto: (1) redesign da marca do evento, (2) redesenho do formato e das experiências do programa e (3) redesenho da modelagem de negócio, alinhando novos produtos e serviços.

Avatar

Escrito por

Gabriela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguês do Brasil
en_USEnglish es_ESEspañol pt_BRPortuguês do Brasil
Menu