2022-07-22 12:17:12 - 16

CBR marca presença e amplia relações internacionais no ECR 2022

O Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) esteve representado no Congresso Europeu de Radiologia (European Congress of Radiology - ECR) 2022, um dos maiores e mais importantes eventos mundiais da especialidade, realizado de 13 a 17 de julho, em Viena, na Áustria.

O Colégio contou com um estande no ECR. O presidente do CBR, Valdair Muglia, e os diretores Giuseppe D’ Ippolito (Relações Internacionais), Luís Ronan Souza (ABCDI), Ronaldo Hueb Baroni (Científico Adjunto) e Rubens Chojniak (primeiro tesoureiro) participaram de diversas atividades do Congresso Europeu de Radiologia e se reuniram com representantes de organizações que representam radiologistas de diversas partes do mundo.

Entre elas, Escola Europeia de Radiologia (European School of Radiology - ESOR), Sociedade Europeia de Radiologia (European Society of Radiology - ESR), Sociedade Italiana de Radiologia Médica e Intervencionista (Società Italiana di Radiologia Medica e Interventistica - SIRM), Federação Mexicana de Radiologia e Imagens (Federación Mexicana de Radiología - FMRI) e Sociedade Francesa de Radiologia (Société Française de Radiologie - SFR).

Os diretores do CBR também tiveram reuniões ou encontros com representantes das seguintes sociedades: Associação Colombiana de Radiologia (Asociación Colombiana de Radiologia - ACR), Sociedade Europeia de Radiologia Gastrointestinal e Abdominal (European Society of Gastrointestinal and Abdominal Radiology - ESGAR), Sociedade Europeia de Imagiologia das Mamas (European Society of Breast Imaging - EUSOBI), Sociedade Europeia de Radiologia Urogenital (European Society of Urogenital Radiology - ESUR), Sociedade de Radiologia da Ásia-Oceania (Asian Oceanian Society of Radiology - AOSR), Colégio Interamericano de Radiologia (CIR), Sociedade Radiológica da América do Norte (Radiological Society of North America - RSNA) e Colégio Americano de Radiologia (American College of Radiology - ACR).

Outra passagem marcante para a radiologia brasileira no ECR 2022 foi a homenagem a Manoel Rocha, ex-presidente do CBR, que foi agraciado durante o Congresso com o título de Membro Honorário da ESR.

Confira galeria de fotos da participação do CBR no ECR 2022:

cbr radiologia ecr 2022
Reunião com SIRM (Sociedade Italiana de Radiologia Médica e Intervencionista): Luís Ronan Souza,
Ronaldo Baroni, Giuseppe D’ Ippolito e representantes SIRM
cbr radiologia ecr 2022
Participação de diretores do CBR na Open Forum Session
cbr radiologia ecr 2022
Reunião com ESR: Luís Ronan Souza, Manoel Rocha, Ronaldo Baroni, Valérie Vilgrain (ESR), Valdair Muglia,
Carlo Catalano (ESR), Giuseppe D’ Ippolito e Rubens Chojniak
cbr radiologia ecr 2022
Reunião com a ESOR: Valdair Muglia, Giuseppe D’ Ippolito, Ronaldo Baroni,
Profa. Valeria Vilgrain e Sra Brigitte Lindlbauer
cbr radiologia
International Forum: representantes da radiologia em países como Brasil, Colômbia, Chile, Arábia Saudita,
Argentina, México, Colômbia e Portugal
cbr radiologia
O presidente do CBR, Valdair Muglia, fala no Open Forum Session
cbr radiologia
Encontro com FMRI (Federação Mexicana de Radiologia e Imagens)
cbr radiologia
Reunião com representantes da SFR (Sociedade Francesa de Radiologia)

“O CBR é o cartão de visitas dos radiologistas brasileiros”

O diretor de Relações Internacionais do CBR, Giuseppe D’ Ippolito, fala sobre a participação do Colégio no ECR 2022 e de iniciativas para fortalecer o radiologista brasileiro internacionalmente. “A gente quer ser reconhecido como um hub de conexão entre radiologistas brasileiros com o resto do mundo.” Confira a entrevista:

Qual a importância da participação do CBR no ECR 2022?

Giuseppe D’ Ippolito: O Congresso Europeu de Radiologia é o segundo maior evento da especialidade no mundo. O CBR tem uma tradição de relacionamento muito profícuo com a Sociedade Europeia de Radiologia (ESR) e a ESOR, que é a Escola Europeia de Educação em Radiologia. Foi muito importante a presença de diversos membros da diretoria do CBR e o fato de a gente também ter um estande lá, porque era um ponto de referência e marca posição, uma presença mais concreta.

A gente conseguiu fazer diversas reuniões importantes com sociedades, além de contatos pontuais com muitas outras. Um dos nossos focos, do CBR, era mostrar para essas sociedades que o CBR é o representante legítimo dos radiologistas brasileiros. É quem representa os radiologistas brasileiros no mundo, reconhecido pelos principais órgãos médicos brasileiros, como a Associação Médica Brasileira (AMB) e o Conselho Federal de Medicina (CFM).

E o que isso reflete para o radiologista brasileiro?

Significa que, uma vez que as sociedades internacionais reconhecem o CBR, eles reconhecem os radiologistas brasileiros. E nós somos o cartão de visitas dos radiologistas brasileiros. Então, isso permite que possamos, eventualmente, abrir as portas de mercados de trabalho para radiologistas brasileiros, abrir as portas para oportunidades de crescimento profissional, parcerias científicas.

Com algumas sociedades, definimos aspectos importantes, por exemplo, quanto ao intercâmbio de professores. A gente vai receber professores estrangeiros nos eventos nossos e informamos essas sociedades que, se eles quiserem convidar radiologistas brasileiros, que o façam através do CBR. A gente está abrindo, pavimentando um caminho de cooperação e conexão com o mundo.

Então, se eu sou um radiologista brasileiro no interior do Mato Grosso, no interior de Goiás, e quero fazer uma especialização na Inglaterra, na Alemanha, na Áustria, na França. Como é que eu chego nesses lugares? O CBR é um caminho para isso. A gente até usou uma expressão durante nossas reuniões lá, de a gente ser reconhecido como um hub de conexão entre radiologistas brasileiros com o resto do mundo.

Quais os projetos do CBR em termos de relações internacionais para os próximos meses?

De concreto, nós vamos ter algumas reuniões virtuais e presenciais na [Annual Meeting] RSNA (que acontece de 27 de novembro a 1º de dezembro, em Chicago, EUA), onde vamos celebrar os MoU, que são os Memorandos de Entendimento com diversas sociedades.

E já estamos em contato para, no ATUALIZA23, contar com diversos professores indicados pelas sociedades. Além disso, já temos de concreto o curso que vai ser organizado pela ESOR no Brasil, no ano que vem, sobre Radiologia Torácica. Também prevemos um curso pré-congresso CBR23, organizado pelo CBR junto com a ESOR.