Conheça os professores nacionais e internacionais que estarão no ESOR – ASKLEPIOS International Course 2019, em agosto

Com o tema “Neurorradiologia”, a edição deste ano do ESOR – ASKLEPIOS International Course, importante e tradicional curso entre os radiologistas, ocorrerá nas cidades de Porto Alegre, no dia 29 de agosto, e Rio de Janeiro, no dia 31 de agosto.

O curso é resultado da importante parceria entre o CBR e a European School of Radiology (ESOR), instituição educacional ligada à European Society of Radiology (ESR), e ocorre há diversos anos no Brasil, em diferentes cidades.

O projeto ASKLEPIOS foi criado para servir o desenvolvimento profissional, atendendo às necessidades reconhecidas no contexto da educação radiológica contínua. Seu conceito é versátil e amplo até mesmo para cobrir tópicos em evolução em destinos europeus e não europeus. Seus programas incluem cursos avançados multitemáticos, orientados a órgãos, multimodais e multidisciplinares, destinados a residentes seniores, radiologistas gerais e clínicos particulares em radiologia ou especialistas aliados.

Este programa educacional é realizado por conceituados palestrantes europeus e palestrantes locais, em um esforço para abrir novas oportunidades de intercâmbio de conhecimentos e melhorar a colaboração científica.

Um dos grandes diferenciais dos cursos ESOR é oferecer uma combinação de aulas e de discussões de casos, onde os participantes, divididos em grupos menores, têm a oportunidade de ver casos junto com os professores, tornando muito mais fácil a realização de perguntas e a troca de experiências.

De acordo com Dr. Leandro Lucato, que ministrará aulas no curso, trata-se de um programa condensado, mas bastante variado. “Há um foco na área de Neurorradiologia Vascular, tema que tem mudado muito nos últimos anos. O tratamento de pacientes com AVC agudo mudou muito e a imagem tem um papel fundamental na triagem desses pacientes, então esse é assunto que tem sido fundamental para o neurorradiologista se atualizar. Além disso, teremos atualizações em outros campos, como Oncologia, doenças infecciosas, entre outras”, explica.

Dr. Lucato dará aulas sobre doenças infecciosas visando mostrar padrões de imagem que ajudem o radiologista fazer o diagnóstico ou de uma doença específica ou a estreitar o diagnóstico diferencial para um grupo de doenças. “Minha ideia é focar em aspectos de imagem que aumentam a especificidade do exame de imagem para, assim, ir um pouco além e ajudar o clínico ajudar a dizer que é infecção ou uma doença específica”, complementa.

Já a Dra. Lívia Morais, que também ministrará aulas, destaca que o modelo adotado pelo curso, com aulas expositivas e discussões práticas e focadas, permite ampla troca de conhecimento entre palestrantes e participantes, o que o torna um evento bastante dinâmico e ainda mais rico. “Além disso, a oportunidade de troca de experiências com renomados palestrantes europeus é, em meu ver, extremamente positiva”, acrescenta.

No planejamento de aula da Dra. Lívia está abordagem de questões recentes sobre o manejo por imagem de pacientes com AVC isquêmico agudo, de acordo com os trials mais recentes publicados nesse sentido, focando nas particularidades de cada método, particularmente a RM.  “Meu intuito é trazer uma visão crítica e prática aos participantes, direcionada às informações que precisam ser fornecidas para que os pacientes possam ser conduzidos da melhor forma possível”, conclui.

É importante lembrar que as aulas serão ministradas em inglês e não haverá serviço de tradução simultânea.

Conheça os professores internacionais:

ARND DOERFLER

Prof. Arnd Doerfler é Professor Titular de Neurorradiologia na University Erlangen-Nuremberg e Chefe do Departamento de Neurorradiologia Diagnóstica & Terapêutica no Hospital Universitário Erlangen, na Alemanha, desde 2004. Suas pesquisas são focadas em Imagem Multimodal na doença cerebrovascular, tumores cerebrais, epilepsia, doenças neurodegenerativas e neuroimunológicas. O seu foco científico e clínico é RM de alto-campo, Neurorradiologia Intervencionista e terapia endovascular para AVC, aneurismas e malformações vasculares, respectivamente. Em 2005, completou Mestrado em Business Administration and Health Care Management.  Professor Doerfler é, desde 2005, diretor da German Society of Neuroradiology (DGNR) e foi seu presidente de 2016 a 2018.

PEDRO VILELA

Pedro Vilela MD, MSc é Neurorradiologista. Trabalhando em Lisboa, Portugal, em ambos os campos: neurorradiologia diagnóstica e intervencionista, é Chefe de Neurorradiologia do Hospital Beatriz Ângelo e consultor sênior do Hospital Garcia de Orta e Hospital da Luz. Entre 2008 e 2011 foi também consultor de Neurorradiologia intervencionista no Hospital Universitário de Coimbra. Ele é o atual secretário do Conselho Institucional do ESNR e um dos editores da seção de Neurorradiologia do European Journal of Radiology.

SOTIRIOS BISDAS

Neurorradiologista e chefe do setor de RM do Departamento de Neurorradiologia do National Hospital for Neurology and Neurosurgery em Londres; Consultor de Neurorradiologia Pediátrica para o Great Ormond Street Hospital for Children; Professor Associado de Neurorradiologia no Institute of Neurology University College London e Professor de Radiologia na Eberhard Karls University em Tübingen, na Alemanha. Possui pós-graduação em Advanced Oncology e é Fellow da European Society of Head and Neck Radiology. É autor de mais de 140 artigos científicos e oito capítulos de livros. Atualmente, é o pesquisador líder em Imagem em Neuro-oncologia no National Hospital for Neurology and Neurosurgery. Dr. Bisdas é membro do Conselho Editorial de várias revistas de expressão na área de Imagem como Radiology e Neuroradiology; é revisor de revistas líderes na Neuroimagem, membro do Comitê Executivo da European Society of Head and Neck Radiology e da European Society of Medical Imaging and Informatics. Também é membro do Comitê Científico da European Society of Neuroradiology. Seus interesses clínicos e de pesquisa e sua área de expertise incluem neuro-oncologia, demência, doenças metabólicas, neuroimagem avançada e translacional, RM de ultra-alto campo e PET-RM.

NICOLAS MENJOT DE CHAMPFLEUR

Nicolas Menjot de Champfleur, MD, Ph.D., trabalha como professor assistente no departamento de Neurorradiologia do Centro Hospitalar Universitário de Montpellier, na França. Sua atividade de pesquisa é particularmente focada na conectividade cerebral e sua plasticidade no contexto de gliomas cerebrais de baixo grau, esclerose múltipla, demências e em indivíduos normais. Este trabalho de pesquisa é feito dentro do Institut d’Imagerie Fonctionnelle Humaine (I2FH) e dentro do Laboratoire de Physique (Universidade de Montpellier).

Conheça os professores nacionais:

Dra. Lívia Morais – Neurorradiologista e coordenadora do setor de Ressonância Magnética do Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da USP (InRad-FMUSP).

Dr. Leandro Lucato – Livre-docente pelo Departamento de Radiologia e Oncologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; Diretor do Corpo Clínico do Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (InRad / HC-FMUSP); Coordenador da Neurorradiologia do Centro de Diagnósticos Brasil (CDB).

Conheça os locais do evento:

Rio de Janeiro (RJ)
Hotel Pestana
Avenida Atlântica, 2964 – Copacabana

Porto Alegre (RS)
Hotel Intercity Porto Alegre
Av. Borges de Medeiros, 2145 – Praia de Belas

Como se inscrever?

As inscrições são feitas online, por meio do site cursoesor.com.br, no campo “Inscrições”. Associados ao CBR e à SBNR e residentes têm prioridade no preenchimento das vagas e descontos especiais.

Tag: , , , , , ,
Avatar

Escrito por

Gabriela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu