2022-07-26 18:16:56 - 16

Diretora científica do CBR concede entrevista ao “Jornal da Band” sobre falta de contraste

A diretora científica do CBR, Luciana Costa, concedeu entrevista ao “Jornal da Band”, na tarde desta terça-feira (26). Em pauta, o atual momento de escassez de contraste no Brasil e no mundo.

Luciana Costa explicou sobre qual a função do contraste, o que a falta pode acarretar em termos de prejuízo em diagnósticos e estratégias para gerenciar o uso do insumo no momento de escassez, priorizando urgências e emergências, conforme recomendações de nota do Ministério da Saúde elaborada em conjunto com o CBR e divulgada no dia 13.

falta de contraste cbr radiologia

A diretora científica do Colégio explicou ainda sobre o principal motivo para a falta do insumo no mercado, um lockdown causado pelo agravamento da pandemia de covid-19 na China, que causou a suspensão temporária da fabricação em uma das principais fábricas no mundo.

Ações do CBR para lidar com a escassez de contraste

O CBR tem realizado uma série de iniciativas nos últimos meses para discutir alternativas no momento de escassez de contraste. Além de participar da elaboração de nota do Ministério da Saúde com orientações para racionalização do uso de contraste iodado, em junho o CBR promoveu um webinar que contou com uma palestra na qual foram apresentadas recomendações e alternativas.

“Não podemos abrir mão da qualidade, de procurar soluções preservando a qualidade”, destacou o presidente do Colégio, Valdair Muglia, na ocasião. O webinar pode ser conferido na íntegra no canal oficial do CBR no Youtube.

A vice-presidente do CBR, Cibele Carvalho, declarou: “Cada vez mais, quando a gente passa pelas adversidades, é momento de aprender. É oportunidade de rever doses de contraste e doses de radiação para os nossos pacientes”.

A diretora científica do CBR, Luciana Costa, também deu uma entrevista à Record TV em reportagem sobre o problema.

Leia também: CBR participa de apresentação do Ministério da Saúde sobre distribuição de contraste e medicamentos