O 51º Congresso Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR22) vem aí: de 1º a 3 de setembro, em Florianópolis (SC), com o que há de mais moderno na radiologia, atividades científicas de 16 subespecialidades, Arenas, Maratona, exposição de trabalhos e muito mais.
Para tornar o CBR22 ainda mais marcante, a seção Ponto de Encontro traz dicas de cultura e lazer para o colega radiologista usufruir na belíssima cidade além das imperdíveis atrações do Congresso. O tema da semana é: Arquitetura.
Nos encontramos em Floripa!
PONTE HERCÍLIO LUZ
Inaugurada em 1926, o cartão-postal florianopolitano é a maior ponte pênsil do Brasil, com 820 metros, e um exemplar da arquitetura do ferro. Tombada, foi até tema de música de Luiz Henrique Rosa regravada por Martinho da Vila.
PALÁCIO CRUZ E SOUSA
Na região central, foi construído no século XVIII, repleto de elementos decorativos neoclássicos. O edifício foi palco para acontecimentos que marcaram a história de Santa Catarina e do Brasil. Tombado, atualmente é sede do Museu Histórico de Santa Catarina.
CATEDRAL METROPOLITANA DE FLORIANÓPOLIS
Com construção iniciada em 1753, outro destaque da arquitetura em Florianópolis é o edifício da Catedral Metropolitana, que conta com uma belíssima portada e o arco cruzeiro em cantaria. A Catedral também é lembrada pelo seu primoroso acervo de arte sacra.
MERCADO PÚBLICO DE FLORIANÓPOLIS
Construído em 1896, é patrimônio arquitetônico, artístico e histórico. Considerado um dos espaços mais socialmente democráticos da cidade, pois por lá circulam pessoas de variados perfis, de artistas a boêmios, políticos, empresários, médicos etc.
RIBEIRÃO DA ILHA
Aproveite o CBR22 também para visitar Ribeirão da Ilha. Com suas construções típicas da cultura açoriana, do período colonial, o bairro tem história em todos os cantos, sendo um dos mais tradicionais da região. Vale a pena visitar pela beleza e pela culinária, com uma das melhores produções de ostras do país.
FUNDAÇÃO CULTURAL BADESC
Com princípios estéticos dos estilos eclético e art déco, o edifício da fundação, do final da década de 1920, é tombado pelo município. O casarão, que foi residência do influente político Nereu de Oliveira Ramos, se tornou um ponto de encontro em Floripa de apaixonados por arte e cultura.
TEATRO ÁLVARO DE CARVALHO
Outro destaque da arquitetura em Florianópolis, o edifício caracteriza-se pela imponente volumetria, em estilo eclético com elementos neoclássicos. Foi o primeiro Teatro da capital, inaugurado em 1875.
ANTIGA RESIDÊNCIA DO GOVERNADOR HERCÍLIO LUZ
Exemplar do período do Ecletismo, possui elementos de composição de fachada como cimalhas, pilastras, ornatos de sobreverga e peitoris em estucaria, destacando-se das demais a porta-janela frontal guarnecida de um balcão de inspiração art nouveau.
Leia também: CBR marca presença e amplia relações internacionais no ECR 2022