2022-07-22 17:56:00 - 16

Ponto de Encontro CBR22 | Aproveite Floripa conosco: Arquitetura

O 51º Congresso Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR22) vem aí: de 1º a 3 de setembro, em Florianópolis (SC), com o que há de mais moderno na radiologia, atividades científicas de 16 subespecialidades, Arenas, Maratona, exposição de trabalhos e muito mais.

Para tornar o CBR22 ainda mais marcante, a seção Ponto de Encontro traz dicas de cultura e lazer para o colega radiologista usufruir na belíssima cidade além das imperdíveis atrações do Congresso. O tema da semana é: Arquitetura.

Nos encontramos em Floripa!

PONTE HERCÍLIO LUZ

arquitetura florianópolis floripa radiologia cbr22 PONTE HERCÍLIO LUZ

Inaugurada em 1926, o cartão-postal florianopolitano é a maior ponte pênsil do Brasil, com 820 metros, e um exemplar da arquitetura do ferro. Tombada, foi até tema de música de Luiz Henrique Rosa regravada por Martinho da Vila.

PALÁCIO CRUZ E SOUSA

arquitetura florianópolis floripa radiologia cbr22 PALÁCIO CRUZ E SOUSA

Na região central, foi construído no século XVIII, repleto de elementos decorativos neoclássicos. O edifício foi palco para acontecimentos que marcaram a história de Santa Catarina e do Brasil. Tombado, atualmente é sede do Museu Histórico de Santa Catarina.

CATEDRAL METROPOLITANA DE FLORIANÓPOLIS

arquitetura florianópolis floripa radiologia cbr22 CATEDRAL METROPOLITANA DE FLORIANÓPOLIS

Com construção iniciada em 1753, outro destaque da arquitetura em Florianópolis é o edifício da Catedral Metropolitana, que conta com uma belíssima portada e o arco cruzeiro em cantaria. A Catedral também é lembrada pelo seu primoroso acervo de arte sacra.

MERCADO PÚBLICO DE FLORIANÓPOLIS

arquitetura florianópolis floripa radiologia cbr22 MERCADO PÚBLICO DE FLORIANÓPOLIS

Construído em 1896, é patrimônio arquitetônico, artístico e histórico. Considerado um dos espaços mais socialmente democráticos da cidade, pois por lá circulam pessoas de variados perfis, de artistas a boêmios, políticos, empresários, médicos etc.

RIBEIRÃO DA ILHA

RIBEIRÃO DA ILHA

Aproveite o CBR22 também para visitar Ribeirão da Ilha. Com suas construções típicas da cultura açoriana, do período colonial, o bairro tem história em todos os cantos, sendo um dos mais tradicionais da região. Vale a pena visitar pela beleza e pela culinária, com uma das melhores produções de ostras do país.

FUNDAÇÃO CULTURAL BADESC

FUNDAÇÃO CULTURAL BADESC

Com princípios estéticos dos estilos eclético e art déco, o edifício da fundação, do final da década de 1920, é tombado pelo município. O casarão, que foi residência do influente político Nereu de Oliveira Ramos, se tornou um ponto de encontro em Floripa de apaixonados por arte e cultura.

TEATRO ÁLVARO DE CARVALHO

TEATRO ÁLVARO DE CARVALHO

Outro destaque da arquitetura em Florianópolis, o edifício caracteriza-se pela imponente volumetria, em estilo eclético com elementos neoclássicos. Foi o primeiro Teatro da capital, inaugurado em 1875. 

ANTIGA RESIDÊNCIA DO GOVERNADOR HERCÍLIO LUZ 

ANTIGA RESIDÊNCIA DO GOVERNADOR HERCÍLIO LUZ 

Exemplar do período do Ecletismo, possui elementos de composição de fachada como cimalhas, pilastras, ornatos de sobreverga e peitoris em estucaria, destacando-se das demais a porta-janela frontal guarnecida de um balcão de inspiração art nouveau.


Leia também: CBR marca presença e amplia relações internacionais no ECR 2022